PENSAMENTO ESTATÍSTICO E MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Andréa ReginaTeixeira Nunomura Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva UTFPR
  • Magna Natália Marin Pires UEL

Palavras-chave:

Pensamento Estatístico; Modelagem Matemática; Anos Iniciais; desperdício de alimentos.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com estudantes dos anos iniciais em atividades de Modelagem Matemática com o objetivo de apresentar evidenciar manifestações do pensamento estatístico. A base teórica tem como aporte autores que tratam do pensamento estatístico como um importante componente para criticar e avaliar os resultados de um problema ou de um estudo estatístico, e em autores que consideram a Modelagem Matemática uma alternativa pedagógica que faz uso de situações reais para estudar fenômenos que nos rodeiam. A atividade sobre a qual lançamos nosso olhar teve como temática o desperdício de alimentos na merenda escolar. O desenvolvimento da pesquisa está embasado nos aportes teóricos referentes à pesquisa qualitativa. Com este estudo evidenciamos que a atividade de Modelagem Matemática apresentada viabilizou a utilização e exploração do pensamento estatístico a partir da construção e aprimoramento do modelo matemático, mediante solicitação da professora.

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Publicado

2021-12-09