PENSAMENTO ESTATÍSTICO E MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Keywords:
Pensamento Estatístico; Modelagem Matemática; Anos Iniciais; desperdício de alimentos.Abstract
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com estudantes dos anos iniciais em atividades de Modelagem Matemática com o objetivo de apresentar evidenciar manifestações do pensamento estatístico. A base teórica tem como aporte autores que tratam do pensamento estatístico como um importante componente para criticar e avaliar os resultados de um problema ou de um estudo estatístico, e em autores que consideram a Modelagem Matemática uma alternativa pedagógica que faz uso de situações reais para estudar fenômenos que nos rodeiam. A atividade sobre a qual lançamos nosso olhar teve como temática o desperdício de alimentos na merenda escolar. O desenvolvimento da pesquisa está embasado nos aportes teóricos referentes à pesquisa qualitativa. Com este estudo evidenciamos que a atividade de Modelagem Matemática apresentada viabilizou a utilização e exploração do pensamento estatístico a partir da construção e aprimoramento do modelo matemático, mediante solicitação da professora.
References
ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ÄRLEBÄCK, J. B.; DOERR, H. M. Students’ interpretations and reasoning about phenomena with negative rates of change throughout a model development sequence. ZDM Mathematics Education, v. 50, n. 1/2, p. 187-200, 2018.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. 3 ed. Brasília: MEC, vol 1, 1997.
BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2018.
CAMPOS, C. R. A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da Estatística em cursos de graduação. Tese de Doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, 2007.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
DOERR, H. M.; ENGLISH. L. D. A modeling perspective on students’ mathematical reasoning about data. Journal of Research in Mathematics Education, v. 34, n. 2, p. 110- 136, 2003.
ENGLISH, L. D. Developing early foundations through modeling with data. In C. Hirsch (Ed). Annual perspectives in mathematics educations: Mathematical Modeling Mathematics. p. 187-195. Reston: NCTM - National Council of Teachers of Mathematics, 2016.
ESTRELLA, S. El formato tabular: una revisión de literatura. Revista Actualidades Investigativas en Educación, v. 14, n. 2, p. 1-23, 2014.
FERNANDES, R. J. G. Estatística e probabilidade: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 191f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2014. (5º ano)
FERREIRA, D. H. L.; JACOBINI, O. R.; CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L. Reflexões sobre os erros em estatística: um estudo de caso em um curso de administração. REnCiMa, v. 7, n. 2, p. 13-24, 2016.
FRIEL, S. N.; CURCIO, F. R.; BRIGHT, G. W. Making sense of graphs: critical factors influencing comprehension and instructional implications. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 32, n. 2, p. 124-158, 2001.
GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsabilities. International Statistical Review, Netherlands, n. 70, p. 1-25, 2002.
GARFIELD, J.; BEN-ZVI, D. Research on Statistical Literacy, Reasoning, and Thinking: Issues, Challenges, and Implications. In: BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. (Ed.). The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking, Kluwer Academic Publishers, New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow, p. 397-409, 2005.
LOPES, C. E.; SOUZA, L. O. Aspectos filosóficos, psicológicos e políticos no estudo da Probabilidade e da Estatística na Educação Básica. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 1465-1489, 2016.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2005.
MENDONÇA, L. O.; LOPES, C. E. Modelagem Matemática: um ambiente de aprendizagem para a implementação da Educação Estatística no Ensino Médio. Bolema, v. 24, n. 40, p. 701-724, 2011.
MENDONÇA, L. O.; LOPES, C. E. Reflexões sobre a ação pedagógica no desenvolvimento da modelagem matemática. Zetetiké, v. 25, n. 2, p.305-323, 2017.
MONTEIRO, C.; SELVA, A. C. V. Investigando a atividade de interpretação de gráficos entre professores do ensino fundamental. Anais da XXIV Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Caxambu, Brasil. 2001.
MORAIS, T. M. R. Um estudo sobre o pensamento estatístico: componentes e habilidades. Dissertação em Educação Matemática. PUC-SP, 2006.
NUNOMURA, A. R. T. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais: um olhar para os registros de representação semiótica. (Dissertação de mestrado). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, Brasil. 2021.
PERIN, A. P.; CAMPOS, C. R.. Interfaces entre Modelagem Matemática, Raciocínio e Pensamento Estatístico. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p-1-22, 2020.
SOUZA, E. S.; LARA, I. C. M. Caracterizando análise de modelos e sua influência na interação entre a matemática escolar e a realidade dos estudantes: depoimento de um grupo de professores. Revista Educação Matemática em Foco, v. 6, n. 2, jul/dez, p. 103-118, 2017.
TORTOLA, E.; ALMEIDA, L. M. W. DE. A Formação Matemática de Alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em Atividades de Modelagem Matemática: uma Perspectiva Wittgensteiniana. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, 4 jun. 2018.
VERTUAN, R. E.; SILVA, K. P. Pensamento Estatístico em uma atividade de modelagem matemática: ressignificando o lançamento de aviões de papel. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 320-334, 28 maio 2018.
VILLA-OCHOA, J. A.; SOARES, M. R.; ALENCAR, E. S. DE. A modelagem matemática nos anos iniciais como perspectiva para o ensino de matemática: um panorama de publicações brasileiras em periódicos (de 2009 a 2018). Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 78, p. 47-64, nov./dez. 2019.