EDITORIAL
Palavras-chave:
EDITORIALResumo
A Educação Estatística, enquanto área de pesquisa, objetiva estudar e compreender a forma como
as pessoas ensinam e aprendem Probabilidade e Estatística, englobando a epistemologia dos conceitos
probabilísticos e estatísticos, os aspectos cognitivos e afetivos do ensino e da aprendizagem, bem como o
desenvolvimento de metodologias e materiais para o ensino.
No Brasil, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de Estatística
e Probabilidade fazem parte dos currículos e foram reafirmados na Base Nacional Comum Curricular.
Paralelamente às questões curriculares, há as questões de formação – didática e conteúdo – dos professores
que ensinam Estatística e Probabilidade na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A
ausência dessa formação específica pode ser o motivo para, muitas vezes, não se dar a devida importância à
temática; e, além disso, a elaboração e a execução de uma prática tal qual proposta curricularmente requerem
que se pense um contexto de aprendizagem que situe a criança em um ambiente de atividade matemática,
estatística e probabilística.