EDITORIAL

Autores

  • Keli Cristina Conti UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Sandra Gonçalves Vilas Bôas Universidade de Uberaba
  • Ana Carolina Faustino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

EDITORIAL

Resumo

A Educação Estatística, enquanto área de pesquisa, objetiva estudar e compreender a forma como
as pessoas ensinam e aprendem Probabilidade e Estatística, englobando a epistemologia dos conceitos
probabilísticos e estatísticos, os aspectos cognitivos e afetivos do ensino e da aprendizagem, bem como o
desenvolvimento de metodologias e materiais para o ensino.
No Brasil, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de Estatística
e Probabilidade fazem parte dos currículos e foram reafirmados na Base Nacional Comum Curricular.
Paralelamente às questões curriculares, há as questões de formação – didática e conteúdo – dos professores
que ensinam Estatística e Probabilidade na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A
ausência dessa formação específica pode ser o motivo para, muitas vezes, não se dar a devida importância à
temática; e, além disso, a elaboração e a execução de uma prática tal qual proposta curricularmente requerem
que se pense um contexto de aprendizagem que situe a criança em um ambiente de atividade matemática,
estatística e probabilística.

Biografia do Autor

Keli Cristina Conti, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutora em Educação

Sandra Gonçalves Vilas Bôas, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação Matemática

Ana Carolina Faustino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática

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Publicado

2021-12-09