A PRESENÇA DA FÍSICA NOS MOVIMENTOS DA CAPOEIRA PRATICADOS PELO GRUPO ACOAB DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
Keywords:
Ensino de Física, MUV, Interdisciplinaridade, CapoeiraAbstract
A pesquisa em questão tratou de um estudo de campo sobre a presença de alguns conceitos abordados na
disciplina de Física no que diz respeito aos Movimentos Uniformemente Variado (MUV), correlacionandoos
aos movimentos da capoeira praticados por alguns integrantes da Associação de Capoeira Origem
Brasileira (ACOAB) no Município de Igarapé Miri, no Pará. Com o intuito de perceber como o conteúdo
do MUV – referente à velocidade, aceleração, força, equilíbrio e impulso – é empregado aos movimentos
de capoeira. Para tanto, a realização desta investigação, partiu-se da aplicação de um questionário – no
formato de entrevista com os participantes, além de revisões de literaturas bibliográficas responsáveis por
alicerçar a argumentação deste estudo.
References
ALMEIDA, UBIRAJARA. Água de beber camará! Um bate-papo de capoeira. Salvador: EGBA, 1999.
BONADIMAN, Helio, NONENMACHER, Sandra E. B. Uma concepção metodológica para o ensino de
Física. 2003. 24 p. Departamento de Física, Estatística e Matemática, Universidade Regional do Noroeste
do Estado do Rio Grande do Sul (no prelo).
BRASIL, MEC, SEMTEC Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais
complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2002.
CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. Formação de Conceitos Probabilísticos em crianças da 4ª
série do ensino fundamental. Dissertação -(Mestrado em Educação). Universidade Católica de Brasília,
COSTA, Lamartine P. da. Capoeira sem mestre. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1971.
DECANIO FILHO, Angelo A. A herança de mestre Bimba. Salvador, 1996.
MEDEIROS, Alexandre: Possibilidades e limitações das simulações computacionais no ensino da física
– Alexandre Medeiros, Cleide Farias de Medeiros – Coleção explorando o ensino de física. v.7, 2006.
Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v24n2/a02v24n2.pdf. Acesso em: 04 abril. 2020.
MESTRE BIMBA. Curso de Capoeira regional. Salvador: JS Discos, 2002.1 CD.Livreto.
NAVAS, Yara; GALASSI, Adriano. Concursos, Vestibulares e ENEM. São Paulo: DCL, 2009.
PASTINHA, V.F. Capoeira Angola por Mestre Pastinha. Salvador: Edição do autor, 1968.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 30ª ed. Campinas: Autores Associados, 1996.
YAMAMOTO, Kazurito. Física para o ensino Médio 1. Kazuhito Yamamoto, Luiz Felipe Fuke. 3ª ed. São
Paulo: Saraiva, 2013.