O PANORAMA DAS NOTAS EM MATEMÁTICA NO SAEB DOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DE 2007 A 2017
Keywords:
Desempenho, Ensino Fundamental, SaebAbstract
O presente artigo visa estudar o desempenho em Matemática dos estudantes brasileiros matriculados
no 5º ano do Ensino Fundamental na prova do Sistema de Avaliação da Educação básica (Saeb) nas
edições de 2007, 2009, 2011, 2013, 2015 e 2017. O objetivo desta pesquisa quali-quantitativa é analisar
as notas em matemática nas regiões brasileiras considerando as esferas pública, privada, estadual e total
(pública e privada), conforme as habilidades matemáticas descritas na escala de proficiência do Saeb. Os
resultados apontam, em geral, um pequeno crescimento no desempenho dos estudantes a cada edição do
Saeb. Além disso, os resultados indicam que há uma defasagem de aprendizagem nas regiões brasileiras
e um retrocesso nas proficiências matemáticas apresentadas pelos estudantes brasileiros.
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