COSTURANDO O CONHECIMENTO:
OS NÓS MATEMÁTICOS DA CONFECÇÃO DE ROUPAS
Keywords:
etnomatemática, confecção, conceitos, abstração, fabricosAbstract
O presente trabalho tem como intuito maior analisar qual a matemática existente ao longo dos proscênios
do mundo da moda, a chamada confecção de roupas; uma cultura tão impregnada na cidade de Santa Cruz
do Capibaribe, Toritama e Caruaru e cidades da mesorregião pernambucana. Percebe-se assim que essa
produção de roupas é de fato considerada parte da etnomatemática local, e onde desde através do desenho
simetricamente calculado, geometricamente perfeito até o processo da exposição e comercialização em
grande escala, pode ser considerado um ponto de importância para o estudo em áreas diversas como, por
exemplo: a sociologia, geografia, economia, política, história e óbvio na matemática.
References
ARAÚJO, Júlio Ferreira de. História de Santa Cruz do Capibaribe. 2008. 2ª Ed..
BARBOSA, R. De F. DE SÃ, F. C. Matemática na costura: Explorando aplicações matemáticas. In: X
Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul - Ocidental. VIII Colóquio Internacional “As
Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônica.
BARTA, J. SHOCKEY, T. Uma Cultura indígena impregnada de matemática. Pinheiros, São Paulo - SP
Revista: Scientific American Brasil, Edição especial. P. 54-55 e 59.
BOYER, B. C. História da Matemática. São Paulo: Blucher. 2012.
COSTA, W. N. G. SILVA, V. L. da. Matemática: mítico – religiosa - corporal do negro brasileiro. Pinheiros,
São Paulo – SP. Revista: Scientific American Brasil, Edição especial. P. 94-95.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa. Revista da sociedade brasileira de educação
matemática – SBEM: A educação matemática. Ano 1, Nº 1, 2º semestre 1993. P. 5.
FERREIRA, E. S. Cidadania e educação matemática, Revista da sociedade brasileira de educação
matemática – SBEM: A educação matemática. Ano 1, Nº 1, 2º semestre 1993. P. 12.
FOSSA, J. A. Presenças Matemáticas. Natal, RN: EDUFRN - Editora da UFRN, 2004.
GERHARDT, T. E. SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica -
Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS.
KNIJINK, G. O saber matemático e o saber acadêmico n luta pela terra. Revista da sociedade brasileira
de matemática – SBEM: A educação matemática. Ano 1, Nº 1, 2º semestre 1993. P. 36
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. 3 ed. rev. - Campinas, SP: Autores associados, 2010.
(Coleção Formação de professores).
MARCONE, De A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas S.A.
5. ed.
SOARES, Luís Havelange. A dialética entre o concreto e o abstrato na construção entre o conhecimento
matemático. 2015. 211 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Federal da Paraíba,
João Pessoa.