CONSTRUIR A GEOMETRIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA VISUAL
Keywords:
Geometria, Artes Visuais, Interdisciplinaridade, Experiências Didáticas, Processos CriativosAbstract
Neste texto apresentamos e discutimos três exemplos de experiências didáticas nos quais a geometria foi trabalhada a partir de
atividades de educação artística visual. Estas experiências estão integradas num projeto de investigação, MARTE1618, cujo principal
objetivo é o estudo da ligação entre a Matemática e a Educação Artística no âmbito das artes visuais, através da realização de
experiências de aprendizagem interdisciplinares. A principal motivação para este trabalho é o interesse em aproximar o conhecimento
didático sobre estas duas áreas ao nível elementar, valorizando os aspetos criativos na aprendizagem tanto das artes como da
matemática. O projeto articula a dimensão investigativa com a realização de ações de formação para educadores de infância e
professores do 1.º ciclo do Ensino Básico. Os formandos destas ações são responsáveis ativos na criação e dinamização de atividades
realizadas com crianças.
References
ARNHEIM, R. Arte e Perceção Visual - Uma Psicologia da Visão Criadora. S. Paulo: Pioneira. 1998.
BILL, M. Concrete Art, The Mathematical Approach in Contemporary Art. In K. Stiles; P. Selz. Theories
and Documents of Contemporary Art - A sourcebook of Artist’s Writings, Berkeley, Los Angeles, London:
University of California Press. 74-77. 1996.
CAHNMANN-TAYLOR, M.; SIEGESMUND, R. Arts-Based Research in Education: Foundations for Practice.
London/ New York : Routledge. 2008.
CANDEIAS, A. Criatividade: Perspetiva integrativa sobre o conceito e a sua avaliação. In Maria de Fátima
Morais; Sara Bahia (Coord.) Criatividade: Conceito, Necessidades e Intervenção, Edições Psiquilibrios. 43-
2008.
CALABRESE, O. Como se lê uma obra de arte. Lisboa, Edições 70. 2015.
CSIKSZENTMIHALY, M. Creativity. The Psychology of Discovery and Invention. New York: Harper-Collins
Publishers. 2013.
DONDIS, D. Sintaxe da Linguagem Visual. S. Paulo: Martins Fontes. 1991.
DUVAL, R. Representation, Vision and Visualization: Cognitive functions in mathematical thinking. Basic
issues for learning. In F. Hitt, M. Santos (Eds.) Proceedings of the Twenty-first Annual Meeting of the North
American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Mexico, Vol.
I, 3-26. 2002.
ELKINS, J. Visual studies: A Skeptical Introduction. London: Routledge. 2003.
FRANCASTEL, P. Imagem, visão e imaginação. Lisboa: Edições 70. 1983.
GARDNER, H. As Artes e o desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997.
GERVEREAU, L. Ver, compreender, analisar as imagens. Lisboa: Edições 70. 2007.
GIL, I. C. Literacia Visual. Lisboa: Edições 70. 2011.
KANDINSKY, W. O futuro da pintura. Lisboa: Edições 70. 2016.
LOUREIRO, C.; GUERRA, C.; CASTRO, S.; PEREIRA, T. Contributos para uma interdisciplinaridade entre
Matemática e Literacia Visual. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo, L. Santos, Livro de Atas do EIEM
- Encontro em Investigação em Educação Matemática - Recursos na Educação Matemática (EIEM 16,
-20 Novembro 2016), Universidade de Évora, 99-112. ISSN: 2182-0023. 2016.
PANOFSKY, E. O Significado nas Artes Visuais. Lisboa: Editorial Presença. 1989.
PINHEIRO, S., VALE, I. Criatividade: Onde a encontrar na aula de matemática. In H. Pinto, H. Jacinto, A.
Henriques, A. Silvestre e C. Candeias. Livro de Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação
Matemática. 621-636, APM. ISBN: 978-972-8768-53-9, 2012.
PINHO, E. Sol LeWitt – Arte contemporânea e matemática, Educação & Matemática, 125, 11-22. 2013.
VALE, I.; PIMENTEL, T. Um velho desafio: da resolução de problemas à criatividade em matemática. In A.
P. Canavarro; L. Santos; A. M. Boavida; H. Oliveira; L. Menezes; S. Carreira (Ed.), Investigação em Educação
Matemática – Práticas de Ensino da Matemática, Lisboa: SPIEM, 347-360. 2012.
VAZ, J. Medida e desmedida: um estudo sobre a composição nas artes visuais. Tese de Doutoramento.
Repositório da FBAUP, 2009-05-16T01:46:35Z. 2003.
VAZ, R. COMEÇAR de Almada Negreiros e o poder formatador da Matemática. Tese de Mestrado.
Repositório da FCT da UNL. 2013.
VELOSO, E. Simetria e transformações geométricas. Lisboa: APM. 2012.
VYGOTSKY, L. Imaginação e criatividade na infância. Lisboa: Dinalivro. 2012.
WOOD, T. Creating a context for argument in mathematics class. Journal for Research in Mathematics
Education 30(2), 171-191. 1999.
YACKEL, E.; COBB, P. Sociomathematical norms, argumentation, and autonomy in mathematics. Journal
for Research in Mathematics Education, 27(4), 458-477. 1996.
Sites de museus e de artistas
https://gulbenkian.pt/cam/collection/
http://www.museuartecontemporanea.pt/pt/colecao