CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE DOS SABERES DOCENTES E A FORMAÇÃO EM GEOMETRIA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE –NITEROI
Keywords:
Saber Docente, Formação do Professor de Matemática, GeometriaAbstract
Apresentamos considerações sobre a formação do professor de Matemática relativamente aos conhecimentos geométricos, visando
a uma reflexão sobre a diversidade dos saberes docentes frente aos desafios advindos das peculiaridades do momento educacional
em que vivemos. Entrelaçamos aspectos muitas vezes tratados de forma desarticulada por matemáticos, educadores e educadores
matemáticos. Recordamos o surgimento dos saberes dos professores, as tensões que emergiram do contínuo embate entre os
grupos sociais envolvidos e os conflitos relacionados com o fortalecimento de alguns desses grupos. Apresentamos um resumo da
constituição das disciplinas relacionadas às Geometrias (Euclidiana e não-Euclidianas) nos currículos dos Cursos de Matemática da
Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ. Resumimos uma pesquisa realizada ao longo de mais de vinte anos, sobre sólidos
geométricos elementares, cujos dados permitem uma análise do papel destas disciplinas no desenvolvimento dos saberes do futuro
professor.
References
MACHADO, Silvia D. A. (Ed.) Aprendizagem Matemática. São Paulo: Papirus. 2003. 160p.
BISHOP, Alan. Mathematical Enculturation: a cultural perspective on Mathematics Education. 2 ed.
Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. 1998. 196p.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora. 1994. 336p.
BRASIL. MEC. CNE. CP 9/2001. Dispõe sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de
Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível
em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em 15 de mar. 2017.
COSTA, Manuel Amoroso. As ideias fundamentais da Matemática e outros ensaios. São Paulo: Gribaldo/
EDUSP. 1971. 210p.
ELLIOT, John. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. GERALDI, Corinta M.;
FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete M. A. (orgs.) Cartografias do trabalho docente. Campinas-SP:
Mercado das Letras, 1998, p. 137-152.
FIORENTINI, Dario; SOUZA, Arlindo J.; MELO, Gilberto F. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos
e práticos. In: GERALDI, Corinta M.; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete M. A (Orgs.) Cartografias do
trabalho docente. Campinas-SP: Mercado das Letras, 1998, p. 307-335.
HALMOS, Paul R. The teaching of problem solving. The American Mathematical Monthly, v. 82, n. 05,
l975, p. 466-470.
HERSHKOWITZ, Rina ET AL. Psychological aspects of learning geometry. In: NESSHER, Perla; KILPATRICK,
Jeremy (Eds.) Mathematics and cognition. Cambridge: University Press, 1990, p. 70-95.
IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo; MILANI, Estela. Matemática - 4º ano Ensino Fundamental, São
Paulo: Moderna, 2011, 288p.
KALEFF, Ana Maria M. R. A Educação Matemática na Universidade Federal Fluminense: Um Relato do
Desenvolvimento Histórico dos Cursos de Formação de Professores de Matemática. Boletim – GEPEM. Rio
de Janeiro, n. 38, Fev., 2001, p. 9-33.
KALEFF, Ana Maria M. R. Memórias de uma Trajetória Acadêmica de Perseverança: Vivências de uma
educadora matemática em um curso de formação de professores de matemática, Niterói: CEAD/UFF.
110p. 1 CD-ROM.
KALEFF, Ana Maria M. R.; DYSMAN, Anne.Michelle. Parceria entre universidade e escolas em prol de uma
docência mais criativa. In: V ENCONTRO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2011, Brasília, DF.
Anais eletrônicos … Brasília, DF: EAPE, 2011. Disponivel em http://www.sbemdf.com/images/ebrem/vebrem/
comunicacoesVebrem.pdf. Acesso 06 de maio 2017.
KALEFF, Ana Maria M. R; ROSA, Fernanda M. C. Observações preliminares sobre o percurso histórico da
Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense: da lógica matemática ao cálculo e à
educação matemática inclusiva. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA. UNESP: Bauru/SP. Anais eletrônicos... BAURU: UNESP, 2014. Disponível em < http://www2.
fc.unesp.br/enaphem/anais/>. Acesso 06 de maio 2017.
KALEFF, A. M. M. R.; ROSA, F. M. C.; DORNAS, R. F. Uma colaboração às políticas públicas visando à melhoria
da formação do professor de matemática: duas inclusões na sala de aula. XII ENCONTRO PAULISTA DE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: Anais eletrônicos... Birigui: SBEM/SBEM-SP, jun., 2014, p.1-14. Disponível
em http://sbempaulista.org.br/wp-content/uploads/2015/01/ANAIS-DO-XII-EPEM.pdf. Acesso em Acesso 06 de maio
LIMA, Elon L. Conceituação, manipulação e aplicações: as três componentes do ensino da Matemática.
Revista do Professor de Matemática. SBM, v. 41, 1999, p. 01-06.
NÓVOA, Antônio. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem tu és e vice-versa. In FAZENDA, Ivani C. A (Org).
A pesquisa em Educação e as transformações do conhecimento. 2ª ed. Campinas-SP: Papirus. 1997, p.
-52.
PESSANHA, José A. Filosofia e Modernidade: racionalidade, imaginação e ética. Cadernos da ANPEd, n.
, 1993, p. 01-36.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (Org.) Os
professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote. 1992, p. 15-32.
SHULMAN, Lee. Paradigms and Research. Programs in Study of Teaching: a contemporany perspective. In:
WITTROCK, Merlin (Ed.) Third Handbook of Research on Teaching. New York: Macmillan, 1989, p. 3-36
SILVA, Maria Regina G. Concepções e práticas do professor de Matemática. Quadrante, v. 3, n. 2, 1994, p.
-23.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002, 328p.
SILVA, Maria Célia, M; VALENTE, Wagner (Org.). A Geometria nos primeiros anos escolares: História e
perspectivas atuais. Campinas-SP: Papirus Editora. 2014. 144p.