A ARTICULAÇÃO ENTRE GEOMETRIA E ÁLGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE FÓRMULAS PARA O CÁLCULO DE MEDIDAS DE VOLUME

Authors

  • Maria José Ferreira da Silva PUC-SP
  • Cecília Gaita PUC-Peru
  • Jesus Victoria Flores Salazar PUC-Peru

Keywords:

Algebrização, Modelização, Volume

Abstract

Este artigo objetiva uma reflexão a respeito do ensino de volume a partir dos processos de algebrização e modelização. Sugere
o estudo de álgebra a partir de problemas intra ou extra matemáticos que privilegiem a utilização de parâmetros e o raciocínio
funcional. A atividade analisada fez parte de um projeto de formação de professores em álgebra escolar realizado em colaboração
pela PUC-SP e PUC-Peru, envolvendo os grupos de pesquisa PEA-MAT e DIMAT, respectivamente. O projeto se baseia no processo
de algebrização de Bolea e no processo de modelização proposto por Munzón, Bosch e Gascón, a partir de trabalhos de Chevallard.
Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação. Os resultados mostraram que os professores, dos dois grupos, estão fortemente
habituados a um trabalho apenas com cálculo algébrico, em detrimento de outros, como é o caso do desenvolvimento de fórmulas
para o cálculo de medidas de volume.

Author Biographies

Maria José Ferreira da Silva, PUC-SP

Maria José Ferreira da Silva – PUC-SP

Cecília Gaita, PUC-Peru

Cecília Gaita – PUC-Peru

Jesus Victoria Flores Salazar, PUC-Peru

Jesus Victoria Flores Salazar – PUC-Peru

References

ALMEIDA, T. C. S. Sólidos Arquimedianos e Cabri 3D: Um estudo de truncaturas baseadas no renascimento.

PUC-São Paulo, 185 p, Dissertação (Mestrado profissional em ensino de Matemática), 2010.

ALMEIDA, T. C. S.; SILVA, M. J. F. Sólidos Arquimedianos e Cabri 3-D: A construção do cubo truncado, VII

EPAEM-Encontro Paraense d Educação Matemática, Belém- Pará, Brasil, 2010.

_____. O Cabri 3D como habitat para o estudo dos sólidos de Arquimedes. In: Actas do VI Congresso

Iberoamericano de Cabri, ISBN: 978-61245391-9-0, p. 202-211, 2012.

_____. Estudo do octaedro truncado em um ambiente de geometria dinâmica. XIII Encontro Nacional de

Educação Matemática – ENEM, 2016.

BOLEA, P.; BOSCH, M.; GASCÓN, J. La transposición didáctica de organizaciones matemáticas en proceso

de algebrización: el caso de la proporcionalidade. Recherches en Didactique des Mathématiques. N. 21(3),

p. 247-304, 2001.

BOLEA, P. El processo de algebrización de organizaciones matemáticas escolares. Tese (Doutorado).

Universidad de Zaragoza, España, 2002.

CHEVALLARD, Y. Le passage de l´arithmetique a l´algebrique dans l´ensegnement des mathematiques au

college. Premiere partie, l´evolution de la transposition didactique. Petit x, n. 5, p. 51-94, 1984.

____. Le passage de l´arithmetique a l´algebre dans l´ensegnement des mathematiques au college.

Deuxieme partie, perspectives curriculares: la notion de modelisation. Petit x, n. 19, p. 43-72, 1989.

_____. Le passage de l´arithmetique a l´algebrique dans l´ensegnement des mathematiques au college.

Troisième partie. Petit x, n. 23, p. 5-38, 1989-1990.

CHEVALLARD, Y. Enseignement de l´algèbre et transposition didactique. In: Actes du Séminaire de

l´Associazione Mathesis, Université de Turin, vol. 52(2), p. 175-208, 1994.

FREITAS, M. V. C.; BITTAR, M.. O ensino do volume dos sólidos geométricos em livros didáticos do

Ensino Médio sob a ótica da TAD. In: Anais do I Simpósio Latino Americano de Didática da Matemática

– LADIMA, 2016, disponível em http://ladima.tuseon.com.br/uploads/file_manager/source/

d7322ed717dedf1eb4e6e52a37ea7bcd/Trabalhos/MAXLEI%20VINICIUS%20C%C3%82NDIDO%20DE%20

FREITAS.pdf

GASCÓN, J. Desarrollo del conocimiento matemático y análisis didáctico. Del patrón análisis-sintesis a la génesis del lenguaje algebraico. Recherches em didactique des mathématiques. N. 13(3), p. 295-332,

_____. Un nouveau modele de l´algèbre élémentaire comme alternative a l´”aritmétique généralisée”.

Petit x, n. 37, p. 43-63, 1995.

_____. La naturaliza prealgebraica de la matemática escolar. Educación matemática, n. 11(1), p. 77-88,

MORAIS, L. B. de. Análise da abordagem da grandeza volume em livros didáticos de Matemática do

Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós Graduação

em Educação Matemática e Tecnológica, 2013. Disponível em http://repositorio.ufpe.br/bitstream/

handle/123456789/13239/Disserta%c3%a7ao%20Leonardo%20Morais.pdf?sequence=1&isAllowed=y

MUNZON, N., BOSCH, M., GASCÓN, J. El problema didáctico del algebra elemental: Un análisis macroecológico

desde la teoría antropológica de lo didáctico. REDIMAT, Vol 4(2), 106-131, 2015.

____. Um modelo epistemológico de referencia del álgebra como instrumento de modelización. In:

M.Bosch et al (Eds), Un panorama de la TAD (vol. 10, p. 743-765). Barcelona, España: Centre de Recerca

Matemática, 2011.

_____. La algebrización de los programas de cálculo aritmético y la introducción del álgebra en

secundaria. IUFM de l´académie de Montpellier, p. 655-676, 2010a.

_____. La algebrización de los programas de cálculo aritmético y la introcución del álgebra em secundaria.

In: M.M.Moreno et al (Eds.), Investigación em Educación Matemática XIV, p.545-556, Lleida: SEIEM, 2010b.

SANTOS, A. A. dos. Construção e medida do volumen dos poliedros regulares convexos com o Cabri 3D:

uma possível transposição didática. Tese (Doutorado), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016.

SILVA, M. J. F.. A construção de situações problemas utilizando o cabri 3D. I: Actas do VI Congresso

Iberoamericano de Cabri, ISBN: 978-61245391-9-0, p. 23-37, 2012.

SILVA, M. J. F.; ALMOULOUD, S. A.. Estudo de uma organização didática para construção de fórmulas para

a medida de volume de sólidos. In: Actas del VII CIBEM, ISSN 2301-0797, p. 7658-7665, 2013.

Published

2023-07-05