Reflexões sobre o endividamento a partir de questões do Exame Nacional do Ensino Médio

Authors

Keywords:

Educação financeira, Dívida, Neoliberalismo, ENEM, Sujeito-empresa

Abstract

Neste trabalho discute-se sobre dívidas e endividamento, assuntos caros à educação financeira. De tal modo, investigou-se cinco questões do Exame Nacional do Ensino Médio e documentos orientadores de práticas de educação financeira com o objetivo de entender como esses materiais abordam a temática da dívida e que tipos reflexões podem ser produzidos sobre o endividamento a partir de suas análises. Adotando inspirações pós-críticas da análise do discurso para o tratamento do material, foi possível debater sobre: o papel dos conhecimentos matemáticos na educação financeira; os discursos em torno de regimes de verdade de que todos têm que pagar suas dívidas e gerenciamento das dívidas e empresariamento de si. Pode-se notar que os discursos em torno da dívida, com avanço do capitalismo financeiro, antes direcionados para evitá-las, na atualidade, presam por gerenciá-las. Ademais, o tom moralizante sobre o endividamento parece tocar mais fortemente as pessoas com menos recursos financeiros.

Author Biography

Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Instituto Federal da Paraíba

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), graduada em Licenciatuara em Ciências Exatas - ênfase em Matemática pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Professora efetiva do Instituto Federal da Paraíbas - campus Sousa. 

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Published

2024-07-19