Reflexões sobre o endividamento a partir de questões do Exame Nacional do Ensino Médio
Keywords:
Educação financeira, Dívida, Neoliberalismo, ENEM, Sujeito-empresaAbstract
Neste trabalho discute-se sobre dívidas e endividamento, assuntos caros à educação financeira. De tal modo, investigou-se cinco questões do Exame Nacional do Ensino Médio e documentos orientadores de práticas de educação financeira com o objetivo de entender como esses materiais abordam a temática da dívida e que tipos reflexões podem ser produzidos sobre o endividamento a partir de suas análises. Adotando inspirações pós-críticas da análise do discurso para o tratamento do material, foi possível debater sobre: o papel dos conhecimentos matemáticos na educação financeira; os discursos em torno de regimes de verdade de que todos têm que pagar suas dívidas e gerenciamento das dívidas e empresariamento de si. Pode-se notar que os discursos em torno da dívida, com avanço do capitalismo financeiro, antes direcionados para evitá-las, na atualidade, presam por gerenciá-las. Ademais, o tom moralizante sobre o endividamento parece tocar mais fortemente as pessoas com menos recursos financeiros.
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