REVISÃO SISTEMÁTICA DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Authors

  • FABIO CARDOSO MARINHO UFRRJ
  • GISELA MARIA FONSECA PINTO

Abstract

Resumo: A Educação Financeira no contexto escolar se faz coerente diante de sociedade consumista e endividada. A escola pode ser uma grande aliada para o cidadão com a sua função de levar conhecimento e desenvolver nos estudantes a criticidade por meio de aulas alinhadas com a realidade. Mediante realização de uma revisão sistemática diante da plataforma CAPES, buscamos compreender como o tema EF está sendo abordado em dissertações de Mestrados Profissionais em programas de Educação e/ou Ensino em Ciências e Matemática. Com as análises realizadas foi possível obter informações significativas a respeito de aspectos regionais das pesquisas, em quais níveis de escolaridade as dissertações tiveram como referência e outros dados observados. Foi constatado que há uma quantidade reduzida de pesquisas realizadas sobre a temática da EF nos programas de pós-graduação analisados, reforçando a relevância de desenvolver trabalhos com o objetivo de difundir a EF para que seus conceitos estejam ao alcance de qualquer estudante, sendo uma ótima ferramenta de transformação, principalmente nos contextos socioeconômicos, socioambientais e de tomada de decisões.

References

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Published

2024-07-19