REFLEXÕES DE ESTUDANTES SOBRE ALIMENTAÇÃO E ORÇAMENTO FAMILIAR EM UM CONTEXTO DE SALA DE AULA

Authors

  • Franciele Santos Teixeira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Sueli Liberatti Javaroni
  • Maria Teresa Zampieri

Keywords:

Cesta Básica, Salário mínimo, Matemática em Ação, Ensino Médio, Cenário para Investigação

Abstract

Neste artigo, apresentamos um relato de experiência, a partir de uma pesquisa de mestrado em andamento, sobre uma discussão realizada com estudantes do Ensino Médio com relação ao impacto da alimentação no orçamento familiar. A proposta apresentada foi desenvolvida em uma escola pertencente ao Programa Ensino Integral, no contexto de uma disciplina eletiva, de modo que pudessem refletir sobre aspectos da Educação Financeira de maneira crítica. A partir da proposta de realizarem uma pesquisa, os estudantes puderam comparar e se indagar o porquê da diferença de preços encontrada. Em outro momento, os estudantes observaram o impacto da cesta básica no salário mínimo a partir de recortes disponibilizados por nós e se questionaram sobre o estado mais rico do Brasil, São Paulo, não possuir política pública para pautas coletivas, como educação e alimentação. Com este relato, buscamos evidenciar reflexões com matemática feitas por estudantes.

References

BARONI, A. K. C. Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: possibilidades para a formação inicial do professor. 2021. 253 f. Tese (Doutorado) - Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2021.

OECD. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. Jul. 2005. Disponível em < http://www.oecd.org > Acesso em: ago. de 2023.

PONTE, J. P. Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem. Unión - Revista Iberoamericano de Educación Matemática - 6 (21), 2010, 13-30 p.

SILVA, A. M.; POWELL, A B. Um programa de Educação Financeira para a matemática escolar da educação básica. Anais do XI ENEM – XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. Campinas: Papirus editora, 2014. 141 p.

Published

2024-07-19