LITERACIA FINANCEIRA E LETRAMENTO MATEMÁTICO PARA A FORMAÇÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DE AMBIENTES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR
Keywords:
Educação Financeira na Escola, Literacia Financeira, Letramento Matemático, Ambientes de Educação Financeira EscolarAbstract
A formação econômica e financeira da população brasileira, em especial a formação de adolescentes e jovens, estudantes da Educação Básica, tem sido discutida, abordada e defendida por diferentes agentes, com as mais variadas intenções, incluindo uma massa de professores da Educação Básica e outra de pesquisadores da área de Educação Matemática. O objetivo central do artigo é contribuir com a discussão sobre essa desafiadora formação econômica dos estudantes na Educação Básica, investigando algumas conexões entre letramento financeiro e letramento matemático, considerando diferentes concepções, a partir da perspectiva dos Ambientes de Educação Financeira Escolar. Para mostrar algumas conexões, são apresentadas e discutidas tarefas didáticas, desenhadas essencialmente, mas não exclusivamente, no âmbito das aulas de Matemática para a Educação Básica.
References
LUSARDI, A.; MITCHEL, O. Financial literacy around the world: an overview. Journal of Pension Economics and Finance, 10(04), 497-508, 2011.
MUNIZ, I. Jr. Econs ou Humanos? Um estudo sobre a tomada de decisão em Ambientes de Educação Financeira Escolar. Tese de Doutorado, UFRJ/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, 2016a
PESSOA, C.A.S; MUNIZ, I. Jr; KISTEMANN, M.A.JR. Cenários sobre Educação Financeira Escolar: Entrelaçamentos entre a Pesquisa, o Currículo e a Sala de aula de Matemática. EM TEIA-Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.9, n.1, p.1-28, 2018
ORTIGÃO, M. I. R.; SANTOS, M. J. C.; LIMA, R. Letramento em Matemática no PISA: o que sabem e podem fazer os estudantes? Zetetike, v. 26, n. 2, p. 375-389, 2018
HUNG, A.A.; PARKER, A.M.; YOONG, J. Defining and Measuring Financial Literacy. RAND Center for Labor and Population, Working Paper, 2009.
HUSTON, S. J. Measuring financial literacy. Journal of Consumer Affairs, [S.l.], v. 44, n. 2, p. 296-316, Special Issue: Financial Literacy, 2010.