OUTROS CAMINHOS PARA O LETRAMENTO FINANCEIRO E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NO ENSINO SUPERIOR: UMA OUTRA PROPOSTA INSUBORDINADA E CRIATIVA

Authors

Keywords:

Matemática Financeira, Insubordinação Criativa, Taxa de Juros

Abstract

O objetivo do artigo é problematizar os potenciais de uma atividade insubordinada para promoção do Letramento Financeiro, no ensino superior. Em específico, analisamos uma proposta de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática Financeira, baseada na utilização – insubordinada e criativa - de uma canção da música popular brasileira, para contextualizar os conceitos de Taxas de Juros e Inflação. Como resultado principal, destacamos que a referida proposta propiciou reflexões, para além dos tradicionais exercícios de cálculo financeiro, e permitiu o desenvolvimento das habilidades relacionadas com o Letramento Financeiro. Num trabalho posterior, daremos continuidade a essa análise, investigando as produções de significados elaborados pelos estudantes para a atividade discutida neste artigo.

Author Biographies

Diêgo Bezerra de Melo Maciel, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação Estatística (Universidade Federal de Pernambuco) | Doutor em Desenvolvimento Urbano (Universidade Federal de Pernambuco) | Mestre em Estatística (Universidade Federal de Pernambuco) | Bacharel em Ciências Econômicas, com láurea acadêmica (Universidade Católica de Pernambuco) | Licenciado Pleno em Matemática (Universidade Católica de Brasília)Analista de Mercado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento /Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Professor de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Ciência de Dados, Estatística, Matemática e Economia. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.Experiência com pesquisas na área de educação, com ênfase em Educação Matemática e Estatística.

Marco Aurélio Kistemann Jr Kistemann Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marco Aurélio Kistemann Jr. é Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), Bacharel em Ciências Humanas na UFJF (2023), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-RioClaro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. É também professor-associado do Departamento de Matemática e professor da Linha de Pesquisa 1(Formação de Professores de Matemática) do Mestrado-Doutorado Profissional em Educação Matemática (UFJF) e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados, Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF. Atualmente é bacharelando em Ciências Sociais (UFJF) e licenciando em Filosofia (Unicesumar). Orcid:https://orcid.org/0000-0002-8970-3954.Lattes:http://lattes.cnpq.br/0321706175094911.E-mail:marco.kistemann@.ufjf.br kistemann1972@gmail.com 

Cassio Cristiano Giordano, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutor em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É formado em Psicologia pela Universidade Metodista - SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera - SP (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica - SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas - SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2020). Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) desde 1993. Lecionou nas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Lecionou no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como professor colaborador. Membro da Comissão Científica do GT12 - Educação Estatística. Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Associação Brasileira de Estatística (ABE). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Pesquisador Assistente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Membro do Grupo GEDIM/STATISTIC, ligado ao Grupo Estudo da Didática da Matemática (GEDIM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ligado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst. Membro do International Statistical Institute (ISI). Membro do International Association for Statistical Education (IASE). Diretor de Conteúdo e Divulgação da Akademy Editora.

Vinícius Quintiliano da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), graduado em pedagogia e Mestre em Educação Matemática. Realizei durante a graduação um intercâmbio acadêmico na Universidad de Cartagena (UDEC) - Colômbia. Participei de vários projetos institucionais relacionados ao bem-estar social, formação de professores e educação, dentre eles o Garra, projeto voluntário criado para atender pessoas que desejam ingressar na universidade visando a democratização do acesso ao ensino superior, na qual, atuei como professor durante 4 anos e por um ano eleito para o cargo de presidente para gestão 2021. O CPC (Curso Peparatório para Concursos) que é coordenado pela rede Municipal de Juiz de Fora e o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Fui professor de espanhol em um curso de idiomas, e atualmente, da rede particular de ensino (ESCOLA INTEGRA e COLÉGIO APOGEU). Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, jogos para o ensino de matemática, conscientização e educação financeira.

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Published

2024-07-19