LANÇAMENTO DE DADOS ON-LINE:

DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PROBABILIDADE COM O 1º ANO DO ENSINO FUNADEMENTAL

Authors

  • Carla da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Probabilidade e Estatística; 1º Ano do Ensino Fundamental; Educação Matemática; Dados; Aula on-line.

Abstract

O presente relato de experiência traz uma proposta relacionada à Probabilidade com uma turma do 1º Ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Belo Horizonte. Tal relato objetiva apresentar e refletir sobre uma vivência realizada com crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental envolvendo a ideia de aleatoriedade e interpretação de quadro por meio do uso do programa Word e de um site que realiza o lançamento de dados de forma on-line. Esta vivência aconteceu em dois dias consecutivos sendo permeada por discussões, registros individuais e construções coletivas. Por meio dela as crianças apresentaram indícios de possivelmente desenvolver habilidades de classificar eventos em prováveis /improváveis /impossíveis de acontecerem, construir e analisar quadros, bem como de registrar a forma como pensaram.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio >. Acesso em: 11 jul. 2021.

CONTI, Keli Cristina; BÔAS, Sandra Gonçalves Vilas. Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, (PR), v.3, n.2, p. 379-399, ago. 2019. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22625> Acesso em: 11 jul. 2021.

LUVISON, Cidinéia da Costa; SANTOS, Cleane Ap. dos. “Nunca vai cair o número 1, porque não tem número 0 no dado”: jogo, linguagem e resolução de problemas possibilitando a aprendizagem matemática. IN: NACARATO, Adair Mendes; GRANDO, Regina Célia. Estatística e probabilidade na educação básica: professores narrando suas experiências, 2013.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: MG, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_mg.pdf >. Acesso em: 11 jul. 2021.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. IN: KISHIMOTO, Tizuco Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

OLIVEIRA, Débora de. A prática docente em estocástica, revelado por professoras que ensinam matemática na Educação Infantil. IN: LOPES, Celi Espasandin (org). Os Movimentos da educação estatística na escola básica e no ensino superior. (Coleção Educação Estatística). Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

Published

2021-12-09