FERRAMENTAS PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
PRODUÇÃO DE DESENHOS, USO DO GEOGEBRA E DO ORIGAMI
Palavras-chave:
Geometria, PIBID, Atividades, Ensino FundamentalResumo
Neste artigo apresentamos atividades para o ensino da Geometria, desenvolvidas por participantes do PIBID (Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência), em três turmas de 9º ano, com média de 29 alunos por sala, de uma escola pública localizada
em Rio Claro, São Paulo. As atividades envolvem construção de desenhos, uso do Geogebra e origami. Relatamos a preparação,
a vivência em sala de aula e anexamos uma atividade, com instruções. Este relato tem como objetivo compartilhar experiências
vividas em sala de aula, no âmbito da docência a partir do PIBID. As principais motivações deste trabalho foram as dificuldades
enfrentadas pelos alunos em alguns tópicos relacionados à Geometria, no Ensino Fundamental. Ressaltamos que as diferentes
maneiras de manipulações de figuras tornam-se essenciais para a compreensão dos estudantes, conforme vem sido mostrado em
estudos da área. Tivemos como resultados grande participação dos alunos, um retorno da compreensão dos conceitos trabalhados
e o envolvimento da escola na realização das atividades. Os autores foram responsáveis pela elaboração e aplicação destas
atividades em sala de aula.
Referências
AMARAL-SCHIO, R. B.. Livro Didático de Ensino Médio, Geometria e a Presença das Tecnologias. RENOTE
- Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS. Porto alegre, v. 16, n. 2, 2018. ISSN 1679-1916.
Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/89217> Acesso em: 29 jul. 2020.
BARDINI, L. C.. Geometria no 5º ano: uma análise dos livros didáticos. 2015. 124 p. Dissertação.
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254044>. Acesso em: 29 jul. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática/ Secretaria
de Educação Fundamental, Brasília, 1998.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São
Paulo: Cortez, 2002.
FAINGUELERNT, E. K.; NUNES, K. R. A.. Fazendo arte com a matemática. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FREIRE, P.. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra,
KALEF, A. M.. Vendo e Entendendo Poliedros. Rio de Janeiro: EdUFF, 1998.
KAWANO, C. A matemática do origami. Revista Galileu [S.I]. 2015. Disponível em:
globo.com/Galileu/0,6993,ECT516776-2680,00.html>. Acesso em: 18 nov. 2019.
NARVAZ, Miriam Benedetti et al. A geometria das dobraduras: trabalhando o lúdico e ressignificando
saberes. Milton Borba. 2005. Disponível em: <http://miltonborba.org/CD/Interdisciplinaridade/Encontro_
Gaucho_Ed_Matem/cientificos/CC03.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2019.
LEE, Denis. ORIGAMI! Youtube. 2012. Son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/
watch?v=AiZxHXINu5U>. Acesso em: 27 nov. 2019.
RÊGO, R. G. do; RÊGO, R. M. do; VIEIRA, K. M. Laboratório de Ensino de Geometria. Campinas, Sp: Autores
Associados, 2012.
RÊGO, R. G. do; RÊGO, R. M.; GAUDÊNCIO, S. J.. A Geometria do Origami. João Pessoa, PA: Editora
Universitária/ UFPB, 2003
SANTOS, C. A. dos; NACARATO, A. M.. Aprendizagem em Geometria na educação Básica: A fotografia e a
escrita na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 111 p.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: Formação de professores e aplicação em sala de
aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ZABALA, A.. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernãni E da F. Rosa - Porto Alegre: ArtMed, 1998.