UM OLHAR DE ALUNOS EM RISCO DE FRACASSO ESCOLAR EM MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Fracasso Escolar, Matemática Escolar, Educação MatemáticaResumo
Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado intitulada “Um olhar de alunos reprovados sobre suas trajetórias escolares
na Matemática”, submetida ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Educação e Docência da
Faculdade de Educação da UFMG. A pesquisa teve como principal objetivo, identificar, nas falas de estudantes reprovados no sexto
ano do Ensino Fundamental, aspectos que indicam os olhares destes estudantes sobre suas trajetórias escolares na disciplina
Matemática. A metodologia foi de cunho qualitativo, onde se utilizou, para coleta de dados, vários instrumentos: diário de campo,
entrevista, questionário e gravação de áudio. Ao realizar este estudo, percebeu-se que as relações com o conhecimento matemático
foram deficientes e imprecisas, e a escola, por não saber como lidar com essas crianças e jovens, acabou conduzindo-os a uma
trajetória de fracasso, especificamente na Matemática.
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