A COMUNICAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COM O USO DO TANGRAM
Palavras-chave:
Comunicação, Explicações dos alunos, Resolução de Problemas Geométricos, Modelo van HieleResumo
Objetivando analisar a comunicação entre os alunos, acerca do conhecimento geométrico em atividades de resolução de problemas,
apresentamos parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba, cujas
análises foram apoiadas na teoria do Modelo van Hiele. Essa pesquisa desenvolvida em conjunto com a proposta do Programa
Observatório de Educação/CAPES, do qual fizemos parte, aconteceu em três etapas - com a turma trabalhando em Díades; com
a turma trabalhando individualmente e; com as Díades selecionadas a partir do seu desenvolvimento nos testes van Hiele. Os
resultados analisados a partir da comunicação oral e escrita dos alunos, particularmente as suas explicações, apontam a fragilidade
que há no conhecimento de Geometria por parte dos alunos que concluem o Ensino Médio, refletindo em limitações ao resolver
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