EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA VISANDO A COMPREENSÃO DOS RACIONAIS:

UM ESTUDO BASEADO EM UMA PESQUISA DOCENTE

Autores

  • Nelson Barbosa UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Isabela Ribeiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, materiais manipulativos, jogos, números racionais

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma proposta didática visando a compreensão dos racionais inspirada numa pesquisa com professores,
onde foi constatada ser apropriado conjecturar experimentações fazendo o uso de atividades contextualizadas, jogos e materiais
manipulativos, com intuito de promover uma aprendizagem mais significativa. Entretanto, o objetivo geral desta pesquisa é
desenvolver uma forma atrativa e dinâmica de aprendizagem das frações para facilitar a compreensão e assimilação desse
conteúdo. Neste sentido, a metodologia, do tipo quantitativa e qualitativa, buscou estruturar a pesquisa, tendo em vista a análise
da assimilação dos conteúdos pelos discentes a partir da experimentação, averiguando até que ponto esses recursos tornariam
a aprendizagem significativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários, sequência didática e avaliações,
além de observações e intervenções pedagógicas. Os resultados mostraram que a sequência didática contribuiu significamente
para a ampla compreensão dos racionais, contribuindo com a autonomia, senso crítico e capacidade argumentativa dos estudantes.

Biografia do Autor

Nelson Barbosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Isabela Ribeiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

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Publicado

2022-05-02