ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE JIPARANÁ (RO):
ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS (1991-1994)
Palavras-chave:
Rondônia, História da Educação, Disciplina de MatemáticaResumo
Este artigo discorre sobre algumas memórias3 e histórias do ensino de matemática na escola Lauro Benno
Prediger, na cidade de Ji-Paraná, Rondônia, entre 1991 e 1994. O livro utilizado naquele período era o do
Álvaro Andrini, que anos depois se tornou referência nas lides diárias de muitos professores. Assim, temse
as seguintes questões norteadoras: por que um livro de matemática da década de 1990 ainda estava
sendo utilizado como referência pelos professores nas suas lides diárias na primeira década dos anos
2000? Que elementos tinham nesse livro que o tornava uma fonte para os professores mesmo depois de
muitos anos de publicação? No referencial teórico-metodológico será utilizado a concepção de memória
de Halbwachs (2013), a concepção de cultura escolar de Viñao Frago (2001) e disciplinas escolares de
Chervel (1990). Como resultados, destaca-se que o livro de Andrini tinha uma estrutura que continha
muitos elementos do Movimento da Matemática Moderna (MMM).
Referências
ALVES, A. M. M. & SILVEIRA, D. N. Uma leitura sobre as origens do Movimento da Matemática Moderna
(MMM) no Brasil. Tópicos Educacionais, Recife, n.2, jul/dez. 2016.
ANDRINI, A. Praticando a Matemática. São Paulo: Editora do Brasil, 1991.
ASSIS, M. Dom Casmurro. São Paulo: Sol, 2006.
BASTOS, A.F.B.; NASCIMENTO, A. S. R. O. O livro didático: estudo de caso da relação pelo professor de
matemática. In: XVIII Semana de Matemática da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR –
Campus de Ji-Paraná. Anais da XVIII Semana de Matemática. Ji-Paraná (RO): Edufro, 2008, p. 114-126.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2017. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Básica, 2017.
BÚRIGO, E.Z. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Estudo da Ação e do Pensamento de
Educadores Matemáticos nos Anos 60. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, 1989.
EVANGELISTA, C. J. Percursos formativos de professores de matemática em Rondônia: de leigos a
licenciados. Tese (Doutoram em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2018.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria &
Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.
GOUVEIA NETO, S. C; GROMANN DE GOUVEIA, C. T. Indícios do movimento da matemática moderna
em Rondônia articulando uma história em dois projetos. In: Congresso Brasileiro de Educação (CBE),
VI, Bauru: 2017. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação. Bauru: Universidade Estadual Paulista,
Bauru.
GOUVEIA NETO, S.C.; GROMANN DE GOUVEIA, C. T. Uma educação matemática para o campo no estado
de Rondônia: os casos dos Projetos Logos II e o Pró-rural (1983-1987). Revista Eventos Pedagógicos, v. 9,
p. 645-673, 2018.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas,
n. 1, p. 9-44, 2001.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução: Laís Teles Benoir, São Paulo: Centauro, 2004;
SILVA. M.C.L. da; VALENTE, W.R. A Geometria nos Grupos Escolares. In: SILVA, M. C. L. da; VALENTE, W.
R. (Org.). A geometria nos primeiros anos escolares: história e perspectivas atuais. Campinas: Papirus,
SOARES, M. B. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
SOARES, F. Movimento da matemática moderna no Brasil: avanço ou retrocesso? 192 f. Dissertação
(Mestrado em matemática) - Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
SOARES, F. dos S. A divulgação da matemática moderna na imprensa periódica. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO
DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2005, Porto. Anais… Porto, Portugal: Faculdade de
Ciências da Universidade do Porto, 2005.
SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Trad. Orlando de A.
Figueiredo, Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas, SP: Papirus, 2008 – (Coleção Perspectivas em Educação
Matemática). 147 p.
TORISU, E. M. A educação matemática na visão de Arthur Powell. Revista Paranaense de Educação
Matemática, Campo Mourão, Pr, v.6, n.11, p.07-17, jul. Dez. 2017.
VALENTE, W. R. A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil: Um Tema Para Estudos Históricos
Comparativos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6 n. 18, 2006, p 19-34.
VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VIÑAO FRAGO. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo,
n.0, p. 63-82, set./dez.1995.