ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE JIPARANÁ (RO):

ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS (1991-1994)

Autores

  • Sérgio Neto Universidade Federal de Rondônia
  • Cristiane Gouveia UNIR/Campus de Rolim de Moura

Palavras-chave:

Rondônia, História da Educação, Disciplina de Matemática

Resumo

Este artigo discorre sobre algumas memórias3 e histórias do ensino de matemática na escola Lauro Benno
Prediger, na cidade de Ji-Paraná, Rondônia, entre 1991 e 1994. O livro utilizado naquele período era o do
Álvaro Andrini, que anos depois se tornou referência nas lides diárias de muitos professores. Assim, temse
as seguintes questões norteadoras: por que um livro de matemática da década de 1990 ainda estava
sendo utilizado como referência pelos professores nas suas lides diárias na primeira década dos anos
2000? Que elementos tinham nesse livro que o tornava uma fonte para os professores mesmo depois de
muitos anos de publicação? No referencial teórico-metodológico será utilizado a concepção de memória
de Halbwachs (2013), a concepção de cultura escolar de Viñao Frago (2001) e disciplinas escolares de
Chervel (1990). Como resultados, destaca-se que o livro de Andrini tinha uma estrutura que continha
muitos elementos do Movimento da Matemática Moderna (MMM).

Biografia do Autor

Sérgio Neto, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Matemática (UNESP – Rio Claro). Professor da Universidade Federal de Rondônia – Campus de Vilhena (UNIR), Vilhena, Rondônia, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Benno Luiz Graebin, 4941, Bairro Jardim Eldorado, Vilhena, RO, Brasil, CEP: 76987-138.

Cristiane Gouveia, UNIR/Campus de Rolim de Moura

Doutora em Educação (UNESP – Rio Claro). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza – UNIR/Campus de Rolim de Moura.Endereço para correspondência: Av. Benno Luiz Graebin, 4941, Bairro Jardim Eldorado, Vilhena, RO, Brasil, CEP: 76987-138.

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Publicado

2022-05-03