JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS PRODUZIDOS POR AGRICULTORES ORGÂNICOS:
O OLHÔMETRO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA
Palavras-chave:
Jogos de linguagem matemáticos, Agricultura orgânica, Formas de vidaResumo
Vinculado à linha de História, Currículo e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade
Federal de Pelotas (PPGEMAT-UFPel), este trabalho é um recorte de dissertação de mestrado que buscou conhecer e analisar
os jogos de linguagem praticados por agricultores orgânicos de uma propriedade rural da cidade de Pelotas/RS, na perspectiva
Etnomatemática. Ele teve, como objetivo, apresentar jogos de linguagem matemáticos daqueles agricultores relacionados à forma
de vida e trabalho em sua propriedade. O aporte metodológico é de cunho qualitativo e etnográfico, pois foram realizadas inúmeras
visitas à propriedade acompanhadas de gravador, diário de campo e máquina fotográfica, com a finalidade de estudar significados
que não podem ser expressos na forma numérica. As informações coletadas permitiram identificar uma outra racionalidade, uma
outra forma de ver e fazer uso da matemática em um contexto específico.
Referências
Anuário Brasileiro da Agricultura Familiar 2013. Disponível em: <http://digital.agriculturafamiliar.agr.br/pub/
agriculturafamiliar/?numero=2&edicao=3281>. Acesso em: 16 set. 2018.
AMÂNCIO, C. N. Da universalidade. In: KNIJNIK, G; WANDERER, F; OLIVEIRA, C. J. (Org). Etnomatemática: currículo e formação de
professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p. 53 - 69.
CONDÉ, M. L. L. Wittgenstein: Linguagem e mundo. São Paulo: Annablume, 1998.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
DUARTE, C. G; FARIA, J. E. S. A vida como obra de arte: saberes e fazeres do camponês – mãos que medem e lutam. 2016.
Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/viewFile/4517/4258>. Acesso em: 23 nov. 2019.
GOTTSCHALK, C. M. C. Uma concepção pragmática de ensino e aprendizagem. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/
ep/v33n3/a05v33n3>. Acesso em: 23 nov. 2019.
GOTTSCHALK, C. M. C. A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva Wittgensteiniana. 2008.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n74/v28n74a06.pdf>. Acesso em 23 nov. 2019.
KNIJNIK, G.; et al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
KNIJNIK, G. Itinerários da Etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática.
In: KNIJNIK, G; WANDERER, F; OLIVEIRA, C. J. (Org). Etnomatemática: curriculo e formação de professores. Santa Cruz do Sul:
EDUNISC, 2006. p.19 - 38.
LAMARCHE, H. A agricultura familiar: comparação internacional. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1993.
MANEJE BEM; Ed. 1. 2018. Artigo sobre o calendário Biodinâmico: as fazes e posições da lua. Disponível em:
manejebem.com.br/uploads/filemanager/source/Artigo%20-%20calendario%20biodinamico.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2019.
MATTOS, C. L. G. A abordagem etnográfica na investigação científica. In: MATTOS, C. L. G; CASTRO, P. A. Etnografia e educação:
conceitos e usos. 2011. Disponível em:
+2011&ots=SqaJLCix_c&sig=pRbRzyGC1W32Nu9hDUEnyM4m6ko#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 23 nov. 2019.
PINHEIRO, K. H; BITTENCOURT, J. V. M. Rastreabilidade para produtos orgânicos oriundos da pequena propriedade: um modelo
de referência. 2010. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/
biblioteca/enegep2010_TN_STO_113_740_16352.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2019.
POZEBON, S; LOPES, A. R. L. V. Grandezas e medidas: surgimento histórico e contextualização curricular. 2013. Disponível em:
<http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/971/908>. Acesso: 23 nov. 2019.
SOUSA, M. J. D. de; CAJÚ, M. A. D.; OLIVEIRA, C. P. A. A importância da produção agrícola orgânica na agricultura familiar.
Disponível em: <https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/555/766>. Acesso em: 24 nov. 2018.
WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. 9 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São
Francisco, 2014