CONCEPÇÕES DE PROVA E DE DEMONSTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – O CASO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA
Palavras-chave:
Concepções de prova e demonstração, Geometria plana, Tipos e esquemas de provasResumo
Este artigo tem como foco as noções de prova e demonstração em Geometria plana, e como objetivo analisar as concepções de
prova e demonstração em Geometria plana de estudantes de Licenciatura em Ensino de Matemática da Universidade Pedagógica de
Moçambique. A pesquisa envolveu alunos do 4º ano da Beira e Nampula. De natureza qualitativa, o procedimento de coleta de dados
baseou-se em resolução de tarefas e entrevista e sua análise em triangulação de método. Entre os resultados obtidos destacamos: os
sujeitos mostraram não saber os critérios de produção e/ou avaliação de demonstrações válidas. Evidências empíricas ou exemplos
foram tomados como demonstração de propriedades gerais. Ainda alguns sujeitos apresentaram/aceitaram argumentos circulares,
ou exemplos com erros conceituais como demonstração de propriedades simples, como a da soma dos ângulos de um triângulo. Do
ponto de vista de conhecimentos, os resultados revelam que a Geometria plana e, em particular, as demonstrações em Geometria
são um problema de ensino e de aprendizagem de alunos moçambicanos. Assim, defendermos que discussões com alunos sobre o
valor de desenhos em uma demonstração, ou a estrutura de uma demonstração válida fazem-se necessárias incluindo o repensar
do lugar da própria Geometria.
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