Caminhos para o Letramento Financeiro no ensino superior:

insubordinação e criatividade

Autores

  • DIÊGO BEZERRA DE MELO MACIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Marco Aurélio Kistemann Júnior
  • Cassio Cristiano Giordano

Palavras-chave:

Matemática Financeira, Insubordinação Criativa, Taxa de Juros

Resumo

O objetivo do artigo é problematizar os potenciais de uma atividade insubordinada para promoção do Letramento Financeiro, no ensino superior. Em específico, analisamos uma proposta de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática Financeira, baseada na utilização – insubordinada e criativa - de uma canção da música popular brasileira, para contextualizar os conceitos de Taxas de Juros e Inflação. Como resultado principal, destacamos que a referida proposta propiciou reflexões, para além dos tradicionais exercícios de cálculo financeiro, e permitiu o desenvolvimento das habilidades relacionadas com o Letramento Financeiro. Num trabalho posterior, daremos continuidade a essa análise, investigando as produções de significados elaborados pelos estudantes para a atividade discutida neste artigo.

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Publicado

2024-03-18