CRIANÇA, QUESTIONAMENTOS E ESTATÍSTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação Estatística, Prática em Sala de Aula, Aprendizagem Significativa, Educação Matemática, Anos IniciaisResumo
Neste relato de experiência apresenta-se uma situação da prática de ensino, na disciplina de matemática abordando a estatística. As atividades foram desenvolvidas em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de XXXXXXX-XX. O objetivo da atividade foi utilizar a estatística como instrumento para a resolução de um problema, gerado diante de uma experiência entre duas estudantes. Após a leitura de história “Centopeia e seus sapatinhos”, os estudantes foram instigados a levantar hipóteses, coletar dados, pesquisar e representar as situações vividas em sala de aula e em casa, fazendo o uso de tabelas e gráfico para expor respostas. As expreiências vivênciadas pelas crianças e que são descritas neste relato, possibilitaram momentos de reflexão que contribuíram para o processo de uma aprendizagem significativa.