Cultura autóctone e contaminação colonial em Moçambique: mímesis moderna no romance Niketche, de Paulina Chiziane

Autores

Palavras-chave:

Niketche, Paulina Chiziane, teoria do romance, tradição e modernidade, inconsciente pós-colonial, theory of novel, tradition and modernity, post-colonial unconscious, teoría de la novela, tradición y modernidad

Resumo

Resumo: Este trabalho se propõe a analisar aspectos do romance Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane, à luz de postulados da teoria do romance, que, como veremos, inserem a obra da autora na tradição romanesca ocidental, quer pela utilização de uma língua europeia, quer pela presença de elementos que, embora não contestem a importância da cultura autóctone, revelam a sub-reptícia assimilação do ideário colonial no que concerne às relações afetivas: a jornada de autoconhecimento da protagonista narradora do romance não a liberta de concepções ideológicas marcadamente alienígenas na seara amorosa.

 

Abstract: This work proposes to analyze aspects of the novel Niketche, by Paulina Chiziane, based on the theory of the novel, which, as we will see, insert the author's work in the western Romanesque tradition, either through the use of an European language, or by the presence of elements that, although they do not contest the importance of indigenous culture, reveal the surreptitious assimilation of the colonial ideology regarding affective relationships: the journey of self-knowledge of the protagonist narrator of the novel does not release her from ideological conceptions markedly alien in the loving field.

 

Resumen: Este estudio propone el análisis de aspectos de la novela Niketche: uma história de poligamia de Paulina Chiziane desde los postulados de la teoría de la novela que adscriben a la obra de la autora a la tradición novelesca occidental, sea por el empleo una lengua europea, sea por la presencia de elementos que, aunque no nieguen la importancia de la cultura autóctona, revelan la asimilación subyacente de ideas coloniales en cuanto a las relaciones afectivas: la jornada de autoconocimiento de la narradora de la novela no la libera de concepciones ideológicas claramente ajenas en el marco amoroso.

Biografia do Autor

Sávio Roberto Fonseca de Freitas , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Letras e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Rodolfo Moraes Farias , Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ______. Notas de literatura I. Tradução de Jorge M. B. de Almeida. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012. p. 55-63.

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BRUCKNER, Pascal. O paradoxo amoroso: ensaio sobre as metamorfoses da experiência amorosa. Tradução de Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.

CHIZIANE, Paulina. Eu, mulher... por uma nova visão do mundo. Belo Horizonte: Nandyala, 2013.

______. Niketche: uma história de poligamia. Lisboa: Editorial Caminho, 2002.

CHABAL, Patrick. Vozes moçambicanas: literatura e nacionalidade. Lisboa: Veja, 1994.

DUARTE, Zuleide. Dizibilidades africanas: palavra de mulher. In: ______. Outras Áfricas: elementos para uma literatura da África. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2012. p. 77-84.

HAMBURGER, Käte. A narração em primeira pessoa como pseudo-enunciado de realidade. In: ______. A lógica da criação literária. Tradução de Margot P. Malnic. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 223-228.

LIMA, Luiz Costa. Mímesis e modernidade: formas das sombras. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

LUKÁCS, Georg. As formas da grande épica em sua relação com o caráter fechado ou problemático da cultura como um todo. In: ______. Teoria do romance. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2009. p. 23-96. MATA, Inocência. Mulheres de África no espaço da escrita: a inscrição da mulher na sua diferença. In: MATA, Inocência; PADILHA, Laura Cavalcante (orgs.). A Mulher em África: Vozes de uma margem sempre presente. Lisboa: Colibri, 2007. p. 421-440.

MAY, Simon. Amor: uma história. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

MELMAN, Charles. O Complexo de Colombo. In: ______. Um inconsciente pós-colonial, se é que ele existe. Association Freudienne Internationale. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000. p. 25-35.

MIRANDA, Maria Geralda de; SECCO, Carmen Lucia Tindó (orgs.). Paulina Chiziane: vozes e rostos femininos de Moçambique. Curitiba: Editora Appris, 2013.

SONTAG, Susan. Against Interpretation. In: . Against Interpretation and Other Essays. New York: Picador, 2001. p. 3-14.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Freitas , S. R. F. de ., & Farias , R. M. . (2019). Cultura autóctone e contaminação colonial em Moçambique: mímesis moderna no romance Niketche, de Paulina Chiziane. SOCIOPOÉTICA, 2(21). Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/SOCIOPOETICA/article/view/132

Edição

Seção

Dossiê literaturas africanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)