A narração como forma de percepção do si e do trauma em A. Vetereranyi
Palavras-chave:
Aglaja Veteranyi, Identidade, Narrador, Narração, TraumaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a figura do narrador no romance Por que a criança cozinha na polenta, da escritora romena Aglaja Veteranyi. Além do foco nas questões estruturais, busca-se compreender de que forma, através da narração, é possível perceber questões relativas à identidade e ao trauma, vivenciados pela narradora criança da obra. Como aporte teórico do campo da Narratologia, utilizam-se as ideias de Bal (2021), Genette (1995) e Landa (1998) em uma tentativa de compreender o fenômeno do narrador e o modo como as críticas são apresentadas pela visão de um mundo percebido sob a ótica infantil.
Referências
BAL, Mieke. Narratologia: Introdução à teoria da narrativa. Florianópolis: Editora da UFSC, 2021.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega, 1995.
JAHN, Manfred. Focalization. In: HERMAN, David (Orgs). Part II - Studying Narrative Fiction: a starter-kit. Cambridge: Cambridge University Press, p. 94-108, 2007.
LANDA, José Angel García. Acción, relato, discurso: Estructura de la ficción narrativa. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 1998.
PALUMBO-LIU, David. Assumed Identities. New Literary History, v. 31, n. 4, p. 765-780, 2000.
VETERANYI, Aglaja. Por que a criança cozinha na polenta. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Cássia Müller, Raquel Trentin Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Sociopoética é licenciada sob uma https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.