A narração como forma de percepção do si e do trauma em A. Vetereranyi

Autores

  • Juliana Cássia Müller UFSM
  • Raquel Trentin Oliveira UFSM

Palavras-chave:

Aglaja Veteranyi, Identidade, Narrador, Narração, Trauma

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a figura do narrador no romance Por que a criança cozinha na polenta, da escritora romena Aglaja Veteranyi. Além do foco nas questões estruturais, busca-se compreender de que forma, através da narração, é possível perceber questões relativas à identidade e ao trauma, vivenciados pela narradora criança da obra. Como aporte teórico do campo da Narratologia, utilizam-se as ideias de Bal (2021), Genette (1995) e Landa (1998) em uma tentativa de compreender o fenômeno do narrador e o modo como as críticas são apresentadas pela visão de um mundo percebido sob a ótica infantil.

Biografia do Autor

Raquel Trentin Oliveira, UFSM

Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. No ano de 2014, cumpriu estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra. Atualmente, é professora associada dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFSM. Seus estudos abrangem, principalmente, os seguintes temas: construção da narrativa, romance contemporâneo português, estudos pós-coloniais, relação literatura e memória. Entre suas publicações mais importantes estão o livro "Eça de Queirós e o espaço romanesco" (EDIPUC, 2014) e, em coautoria com Gisele Seeger, "A personagem na narrativa literária" (Ed. UFSM, 2021)

Referências

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VETERANYI, Aglaja. Por que a criança cozinha na polenta. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2004.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Müller, J. C., & Oliveira, R. T. (2023). A narração como forma de percepção do si e do trauma em A. Vetereranyi. SOCIOPOÉTICA, 2(25), 34–46. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/SOCIOPOETICA/article/view/1326

Edição

Seção

Artigos