A fotografia como elemento desestabilizador em Divórcio, de Lísias, e Shiki Nagaoka: una nariz de ficción, de Bellatin
Palavras-chave:
fotografia, campo expandido, Ricardo Lísias, Mario BellatinResumo
Resumo: Este artigo analisa o uso da fotografia como procedimento criativo que desestabiliza a autonomia da linguagem verbal, promovendo uma expansão narrativa e ampliando os horizontes do relato em Divórcio, do escritor brasileiro Ricardo Lísias, e Shiki Nagaoka: una nariz de ficción, do mexicano Mario Bellatin.
Abstract: This article analyzes the usage of photograph as a creative procedure that destabilizes the autonomy of the verbal language, promoting an expansion of the literary narrative and of the textual horizon in Divórcio by Brazilian writer Ricardo Lísias, and Shiki Nagaoka: una nariz de ficción by Mexican writer Mario Bellatin.
Referências
APOLINÁRIO, M. S. J. Fotografia: Poética do instante contínuo. Rev. Let. & Let. Uberlândia-MG, 2011. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25753/14202. Acesso em 13 de Janeiro de 2019.
BELLATIN, M. Shiki Nagaoka: una nariz de ficción. In: BELLATIN, M. Obra Reunida. México: Alfaguara, 2005.
BRIZUELA, N. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. São Paulo: Rocco, 2014.
DESFORMATADOS. A literatura da ruptura. 2018. Disponível em: http://desformatados.com/news-posts/a-literatura-da-ruptura/. Acesso em 13 de janeiro de 2019.
GARRAMUÑO, F.. La literatura en un campo expandido: y la indisciplina del comparatismo. Cadernos de Estudos Culturais, Campo Grande, 2009.
HANZA, A. G. Entre el corsé y el exprimidor de nariz: un análisis de los instrumentos de la representación en dos foto-novelas de Mario Bellatin. 2015. 87f. Monografia – Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima, 2015.
KLINGER, D. I. Escritas de si e escritas do outro. Auto-ficção e etnografia na literatura latino-americana contemporânea. Tese (Doutorado em Letras). Literatura Comparada. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
______. Escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada, 2008.
KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, 2008.
LADDAGA, R. Espectáculos de realidad: ensayo sobre la narrativa latinoamericana de las últimas dos décadas. Rosario: Beatriz Viterbo, 2007.
LÍSIAS, R. Divórcio. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
MAGALHÃES, M. A figura do escalpelado: sobre Divórcio, de Ricardo Lísias. Itinerários – Revista de Literatura, 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/8166. Acesso em 11 de Janeiro de 2019.
MALUF, V. M. Entre el corsé y el exprimidor de nariz: un análisis de los instrumentos de la representación en dos foto-novelas de Mario Bellatin. 2016. 77f. Dissertação – (Mestrado em Filosofia) Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
VIEIRA, W. Pacto com o diabo: Divórcio, de Ricardo Lísias, como manual para compreender a autoficção contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. n. 51, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2316-4018519. Acesso em 11 de Janeiro de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anna Paula Aires de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sociopoética é licenciada sob uma https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.