A ilustração e a palavra: a narrativa visual de “Uma Chapeuzinho Vermelho”, de Marjolaine Leray
Palavras-chave:
literatura infantil, livro ilustrado, narrativa verbal e visualResumo
Resumo: Este ensaio pretende realizar uma leitura do conto Uma chapeuzinho vermelho (2012), da escritora e ilustradora francesa Marjolaine Leray, a fim de analisarmos como acontece a construção de sentido da narrativa a partir do entrelaçamento entre as imagens e as palavras. O corpus utilizado é um conjunto de 11 ilustrações que compõem a obra, tanto no interior quanto no exterior do livro. Para tanto, recorreremos especialmente às discussões teóricas de Sophie Van Der Linden (2011) e Ligia Cademartori (2008) acerca das ilustrações. As análises realizadas indicam que palavra e imagem se constituem de um tecido narrativo único e inseparável, bem como apontam para a materialidade do livro, que exerce função narrativa segundo a sua montagem.
Abstract: This essay intends to read the story A Little Red Hood (2012), by the French writer and illustrator Marjolaine Leray, in order to analyze how the construction of the narrative’s meaning happens through the interweaving of images and words. The corpus used is a set of 11 illustrations that make up the work, both inside and outside the book. To this end, we will use especially the theoretical discussions of Sophie Van Der Linden (2011) and Ligia Cademartori (2008) about the illustrations. The analysis indicates that word and image constitute a unique and inseparable narrative fabric, also they point to the materiality of the book, which has a narrative function according to its composition.
Resumen: El objetivo de este ensayo es realizar una lectura del cuento Una caperucita roja (2012), de la escritora e ilustradora francesa Marjolaine Leray, con tal de analizar cómo sucede la construcción del sentido de la narrativa, partiendo del cruce entre las imágenes y las palabras. El corpus que se utiliza está compuesto de un conjunto de 11 ilustraciones que pertenecen a la obra, tanto en su interior como en su exterior. Utilizaremos las discusiones teóricas de Sophie Van Der Linden (2011) y Ligia Cademartori (2008) acerca de las ilustraciones. Los análisis realizados demuestran que la palabra y la imagen constituyen un tejido narrativo único e indisociable. Además, apuntan hacia la materialidad del libro, que ejerce una función narrativa, de acuerdo con su montaje.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Sociopoética é licenciada sob uma https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.