Desconstruindo Una e A diferença invisível: relação entre as novelas gráficas autobiográficas e o romance de formação

Autores

  • Gabriela Barbosa de Souto Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

novela gráfica, romance de formação, autobiografia

Resumo

Resumo: As histórias em quadrinhos se valem da sobreposição do texto e da imagem para contar suas narrativas, fazendo com que o leitor as leia visual e verbalmente. Com a ampliação do formato e das temáticas dos quadrinhos, foi possível encontrar outras histórias para além das aventuras e de heróis, sendo também encontrados relatos não ficcionais, a exemplo das novelas gráficas de reportagem e autobiográficas. O presente ensaio tem como objetivo analisar as novelas gráficas autobiográficas como uma possibilidade narrativa para o romance de formação, gênero que parte da crítica acredita estar limitada aos romances alemães. Para isso, foram escolhidas as obras Desconstruindo Una (2016) e A diferença invisível (2017), publicadas no Brasil pela Editora Nemo, que, além de serem narrativas autobiográficas e de formação, têm o caráter didático ao procurar conscientizar seus leitores acerca dos tabus envolvendo a violência sexual e o autismo, respectivamente.

 

Abstract: Comic books overlap their narratives through the use text and image, causing the reader to decode them visually and verbally. With the expansion of the format and themes of the comics, it was possible to find other stories to be told besides those of adventures, also being found non-fictional stories, such as graphic journalism and autobiographical novels. The present essay aims to analyze autobiographical graphic novel as a narrative possibility for the coming-of-age novel, a genre that some critics believe is limited to the 18th and 19th century German novels. For this, the works Becoming Unbecoming (2016) and The Invisible Difference (2017) were chosen, works published in Brazil by Editora Nemo and that, besides being autobiographical and coming-of-age narratives, have the didactic character to make their readers aware of the taboos involving sexual violence and autism, respectively.

 

Resumen: Los cómics de la superposición del texto y de imágenes para narrar, haciendo que el lector lea visual y verbalmente. Con la expansíon del formato y los temas de los cómics se ha vuelto posible encontrar otras historias que contar, además de las aventuras de los héroes, como los relatos no ficticios en el marco del periodismo gráfico y de las novelas autobiográficas. El presente ensayo tiene como objetivo analizar las novelas gráficas autobiográficas como una posibilidad narrativa para la novela de aprendizaje, un género que algunos críticos creen que se restringe a las novelas alemanas de los siglos XVIII y XIX. Para ello, se eligieron las obras Desconstruindo Una (2016) y A diferença invisível (2017), publicadas en Brasil por Editorial Nemo, que, además de ser narrativas autobiográficas y novelas de aprendizaje, tienen el carácter didáctico en cuanto buscan concienciar a sus lectores sobre los tabúes relacionados con la violencia sexual y el autismo, respectivamente.

Downloads

Publicado

2020-11-28

Como Citar

Barbosa de Souto , G. . (2020). Desconstruindo Una e A diferença invisível: relação entre as novelas gráficas autobiográficas e o romance de formação. SOCIOPOÉTICA, 1(22), 102–114. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/SOCIOPOETICA/article/view/267

Edição

Seção

Dossiê