Quando os quadrinhos são mais que narrativas: Actância, Deslocamentos e Traduções nas Superaventuras da Marvel Comics
Palavras-chave:
comics, agência, super-heróis, reprodução socialResumo
Resumo: O trabalho apresenta análises em torno da noção de “actância” (LATOUR, 2000) e “dança agencial” (PICKERING, 1995) aplicadas aos quadrinhos de superaventura da Marvel Comics, enfatizando as situações que estão além da narrativa das Histórias em Quadrinhos e que devem ser problematizadas para compreender sua dimensão de reprodução do “social”, que tanto podem partir de humanos (fãs, desenhistas, roteiristas e outras formas de agrupamentos sociais), quanto de não humanos (personagens, revistas, técnicas de desenho, recursos materiais, etc.). Problematiza aspectos que vão da sessão de cartas, opinião pública, utilização de recursos de realidade ampliada, modificações na tradução à circulação transnacional (e transtemporal) das Histórias em Quadrinhos, propondo compreender e avaliar as narrativas de quadrinhos a partir da resistência dos materiais que são utilizados para criar as HQs e avaliá-las criticamente.
Abstract: The paper presents analyzes around the notion of “actance” (LATOR, 2000) and “dance of agency” (PICKERING, 1995) applied to Marvel Comics' super adventure comics, emphasizing situations that are beyond the narrative of comics and that should be problematized to understand its reproductive dimension of the “social”, which can come from humans (fans, designers, writers and other forms of social groupings), but also from non-humans (characters, magazines, drawing techniques, material resources, etc.). It problematizes aspects ranging from the letters session, public opinion, use of augmented reality resources, translation modifications and transnational (and transstemporal) circulation of comics. By proposing to understand and evaluate comic book narratives from the resistance of the materials that are used to create the comic books and to critically evaluate them.
Resumen: El estudio presenta un análisis de la noción de “actance” (LATOR, 2000) y “dance of agency” (PICKERING, 1995) aplicada a los cómics de súper aventura de Marvel Comics, enfatizando situaciones que se proyectan más allá de la narrativa de los cómics y que requieren una discusión para que se logre comprender su dimensión de reproducción de lo "social", tanto de parte de humanos (fanáticos, diseñadores, guionistas y otras formas de agrupaciones sociales), como de no humanos (personajes, revistas, técnicas de dibujo, recursos materiales, etc.) Se discuten aspectos que van desde la sección de cartas, la opinión pública, el uso de recursos de realidad aumentada, las modificaciones de traducción hasta la circulación transnacional (y transtemporal) de los comics, y se propone comprender y evaluar las narrativas de los cómics a partir de la resistencia de los materiales que se utiliza para crearlos y evaluarlos críticamente.
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