Teoria do conto: uma introdução
Palavras-chave:
conto, conto moderno, teoria do conto, Edgar Allan Poe, O barril de AmontilladoResumo
Resumo: O presente artigo apresenta uma introdução à teoria do conto por meio de um panorama dos estudos sobre o gênero que toma como ponto de partida os postulados de Edgar Allan Poe. Seus procedimentos narrativos são exemplificados a partir de uma breve análise do conto “O barril de Amontillado”, com ênfase em aspectos relacionados à configuração dos motivos (TOMACHEVSKI, 1976) da narrativa. O artigo desenvolve uma síntese de parte relevante da teoria do conto, traçando um percurso das principais abordagens dos estudos sobre o gênero ao longo do século XX, e também apresenta algumas tendências que caracterizam as especificidades do conto como gênero de ficção.
Abstract: This paper presents an introduction to the short story theory through an overview of the studies of the genre starting from the postulates of Edgar Allan Poe. His narrative techniques are illustrated through a brief analysis of the short story "The Cask of Amontillado", with emphasis on aspects related to the configuration of its motifs (TOMACHEVSKI, 1976). The paper presents a synthesis of a relevant part of the theory of the short story, tracing a route of the main approaches of the studies on the genre throughout the twentieth century, and also lists some tendencies of the short story.
Resumen: El presente artículo presenta una introducción a la teoría del cuento desde un panorama en torno al género que toma como punto de partida los postulados de Edgar Allan Poe. Sus artificios narrativos se ejemplifican con un breve análisis del cuento “El barril de Amontillado”, cuyo énfasis recae en los aspectos relacionados con la configuración de los motivos (TOMACHEVSKI, 1976) de la narrativa. El artículo despliega una síntesis de parte relevante de la teoría del cuento, armando un recorrido por los principales abordajes de los estudios respecto del género a lo largo del siglo XIX y presenta, asimismo, algunas tendencias que caracterizan a las especificidades del cuento en tanto género ficcional.
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