Concepções sobre o tempo em La vida privada de los árboles, de Alejandro Zambra
Palavras-chave:
tempo, literatura latino-americana, digressão, bifurcação, Alejandro ZambraResumo
Nesse artigo, examinar-se-ão os modos em que o conceito de tempo aparece em La vida privada de los árboles de Alejandro Zambra. Para isso, focar-se-á no tempo como digressão e dispersão, a partir da suspensão e alongamento do presente por parte tanto do narrador quanto de Julián (um dos personagens centrais). O romance será analisado com base na ideia de tempo como digressão-tensão, as maneiras em que o narrador e Julián divagam, ao misturar presente e passado. O tempo (mundo/realidade) será examinado como bifurcação, isto é, argumentaremos que o romance é marcado por um imiscuir de tempos, de modo que não se pode determinar verdadeiramente o que aconteceu ou está acontecendo.
Referências
ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. Disponível em: <https://www.efuturo.com.br/materialbibliotecaonine/2754Dialetica-negativa.pdf>. Acesso em: 21 ago. 23.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:___. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet, prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. (Vol. I).
BOLAÑO, Roberto. Putas assassinas. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das letras, 2008.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Trad. Vários tradutores. São Paulo: Globo, 1999. Disponível em: <https://teoriadoespacourbano.files.wordpress.com/2013/02/borges-ficc3a7c3b5es.pdf>. Acesso em: 22 mai. 23.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o novo milênio: lições americanas. Trad. Ivo Barroso. 3. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2002.
FREUD, Sigmund. Obras completas: introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos [1914-1916]. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2010. (Vol. 12). Disponível em: < https://docplayer.com.br/223600-Sigmund-freud-obras-completas-volume-12-introducao-ao-narcisismo-ensaios-de-metapsicologia-e-outros-textos-1914-1916-traducao-paulo-cesar-de-souza.html>. Acesso em: 17 mar. 23.
FREUD, Sigmund. Obras completas: o eu e o id, “autobiografia” e outros textos [1923-1925]. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2011. (Vol. 16).
FRIEDMAN, Norman. Point of View in Fiction, the development of a critical concept. In: STEVICK, Philip (org.). The Theory of the Novel. New York: The Free Press, 1967.
HUMPHREY, Robert. O fluxo da consciência: um estudo sobre James Joyce, Virgínia Woolf, Dorothy Richardson, William Faulkner e outros. Trad. Gert Meyer. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976.
KAFKA, Franz. A metamorfose. Tradução e posfácio Modesto Carone. São Paulo: Companhia das letras, 1997.
LEITE, Livia Chiappini Moraes. O foco narrativo. 11. ed. São Paulo: Ática, 2007.
LUDMER, Josefina. Notas para Literaturas posautónomas III. 2010. Disponível em: <https://josefinaludmer.wordpress.com/2010/07/31/notas-para-literaturas-posautonomas-iii/>. Acesso em: 17 jul. 23.
LUKÁCS, György. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução, posfácio e notas de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: 34, 2000.
MERÇON, Francisco Elias Simão; TATIT, Luiz A. de Moraes. Uma leitura analítica da novela A metamorfose, de Franz Kafka. Dissertação de Mestrado em Linguística/USP, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A vontade de poder. Tradução e notas de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes, apresentação de Gilvan Fogel. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 24. ed. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1970.
ZAMBRA, Alejandro. La vida privada de los árboles. Santiago: Editorial Anagrama, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nalberty Medeiros Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Sociopoética é licenciada sob uma https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.