Entre mundos: o visível e o invisível em A casa da cabeça de cavalo
Palavras-chave:
Teolinda Gersão, A casa da cabeça de cavalo, autoria feminina, espaço e tempo, casaResumo
Resumo: O propósito deste trabalho é analisar como o espaço da casa na obra A casa da cabeça de cavalo, de Teolinda Gersão, revela facetas distintas que ultrapassam fronteiras. Conforme a experiência de cada personagem a moradia passa de território de satisfação a espaço hostil. Desdobra-se na trama uma intrínseca relação existencial entre a morada e os habitantes, tão intensamente estabelecida que ultrapassa as barreiras do conhecido e lança a habitação para o campo do que é desconhecido, misterioso. Casa singular, alicerçada na palavra configura-se como ser, como protagonista, como companheira (boa ou má) que, com o auxílio das leituras dos estudos de Gaston Bachelard e Elódia Xavier, entre outros, iremos penetrar.
Abstract: The purpose of this work is to analyze the way the space in Teolinda Gersão’s book A casa da cabeça de cavalo, reveals distinct facets which cross borders. In accordance to each character’s experience, home goes from a fulfillment ground to a hostile place. The story unfolds into an intrinsic existential relation between the place and the inhabitants of the house. Such plot is established so intensively that overcomes the known barriers and projects the housing into the mysterious and unknown field. A unique place, based on the word shaped as a being, a protagonist, a good or evil partner who, with the help of Gaston Bachelard and Elódia Xavier studies readings, among others, we will permeate.
Resumen: El propósito de este trabajo es analizar cómo el espacio de la casa en la obra de Teolinda Gersão A casa da cabeça de cavalo revela diferentes facetas que van más allá de las fronteras. Según la experiencia de cada personaje, la casa pasa de un territorio de satisfacción a un espacio hostil. Una relación existencial intrínseca entre el hogar y los habitantes se despliega en la trama, tan intensamente establecida que supera las barreras de lo conocido y arroja la vivienda al campo de lo desconocido, misterioso. Una casa singular, basada en la palabra, se configura como ser, como protagonista, como compañera (buena o mala) que, con la ayuda de las lecturas de los estudios de Gaston Bachelard y Elódia Xavier, entre otros, penetraremos.
Referências
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