O ensaio como ficção
María Sonia Cristoff e María Gainza
Palavras-chave:
ensaio, ficção, gêneros literários, María Sonia Cristoff, María GainzaResumo
Resumo: O artigo compara dois livros publicados nas últimas décadas, escritos por duas autoras argentinas: Desubicados (2006), de María Sonia Cristoff, e El nervio óptico (2014), de María Gainza. A leitura tem como foco a hibridação dos gêneros nessas duas obras, mais especificamente o cruzamento entre ensaio e ficção. Partindo da ideia de que o ensaio, independentemente de sua enorme variedade, sempre coloca em cena a interação entre “biblioteca” e “experiência”, tento mostrar como os livros de Cristoff e Gainza, através de uma moldura ficcional, permitem pensar numa noção ampliada de biblioteca e em formas de experiência tipicamente contemporâneas.
Abstract:This article compares two books published in the last decades, written by two Argentine authors: Desubicados (2006), by María Sonia Cristoff, and El nervio óptico (2014), by María Gainza. The reading focuses on the hybridization of genres in these two works, more specifically the intersection between essay and fiction. Considering that the essay, regardless of its enormous variety, always supposes the interaction between “library” and “experience”, I try to show how Cristoff and Gainza’s books, through a fictional frame, enable us to think of an expanded notion of library and in typically contemporary forms of experience.
Resumen: El artículo compara dos libros publicados en las últimas décadas, escritos por dos autoras argentinas: Desubicados (2006), de María Sonia Cristoff, y El nervio óptico (2014), de María Gainza. La lectura se centra en la hibridación de géneros en estas dos obras, más concretamente en la intersección entre el ensayo y la ficción. Partiendo de la idea de que el ensayo, independientemente de su enorme variedad, siempre pone en escena la interacción entre “biblioteca” y “experiencia”, se intenta mostrar cómo, a través de un marco ficcional, los libros de Cristoff y Gainza permiten pensar una noción ampliada de biblioteca y formas de experiencia típicamente contemporáneas.
Referências
ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012. p. 15-46.
AIRA, Cesar. O ensaio e seu tema. Landa, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 232-238, 2018.
BAKEWELL, Sarah. Como viver ou Uma biografia de Montaigne em uma pergunta e vinte tentativas de resposta. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. E-book.
BERARDI, Franco. Depois do futuro. São Paulo: Ubu, 2019. E-book. (Coleção Exit).
BERGER, John. Animais como metáfora. Suplemento Literário de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 1.332, p. 6-9, set./out. 2010.
BERGER, John. Modos de ver. Barcelona: Gustavo Gili, 2000.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 2007a.
BORGES, Jorge Luis. Sobre os clássicos. In: BORGES, Jorge Luis. Outras inquisições. São Paulo: Companhia das Letras, 2007b. p. 219-222.
CRISTOFF, María Sonia. Desubicados: zoológicos. Buenos Aires: Sudamericana, 2012. E-book. (In situ).
CRISTOFF, María Sonia. Encuesta a 18 novelistas. Tropelías, Zaragoza, n. 3, p. 111-113, 2018. Edição especial.
FLUSSER, Vilém. Ensaios. In: FLUSSER, Vilém. Ficções filosóficas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. p. 93-98.
GAINZA, María. El nervio óptico. Barcelona: Anagrama, 2017. E-book.
GALLAGHER, Catherine. Ficção. In: MORETTI, Franco (org.). O romance, 1: a cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 629-658.
GALLEGO, Miguel. Ut pictura poesis: El nervio óptico de María Gainza como pre y postexto. Revista de la Casa de las Américas, La Habana, n. 299, p. 152-157, 2020.
KAFKA, Franz. Um relatório para uma Academia. In: KAFKA, Franz. Um médico rural: pequenas narrativas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 59-72.
MANGUEL, Alberto. Biblioteca. In: SCHWARTZ, Jorge (org.). Borges babilônico: uma enciclopédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 104-106.
OLIVER, María Paz. Mirar animales: la caminata por el zoológico en Desubicados de María Sonia Cristoff y Paraísos de Iosi Havilio. Revista de Estudios Hispánicos, Saint Louis, v. 52, n. 18, p. 617-637, 2018.
OLMOS, Ana Cecília. Escritas descentradas: o ensaio dos escritores na América Latina. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens, 2019.
OLMOS, Ana Cecília. Transgredir o gênero: políticas da escritura na literatura hispano-americana atual. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, DF, n. 38, p. 11-21, jul./dez. 2011.
RANCIÈRE, Jacques. A política da ficção. Lisboa: KKYM, 2011. E-book.
SARLO, Beatriz. Del otro lado del horizonte. Boletín del Centro de Estudios de Teoría y Crítica Literaria, Rosario, n. 9, p. 16-31, 2001.
SHAKESPEARE, William. A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. São Paulo: Ubu, 2019. E-book.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Caique Zen Osaka
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sociopoética é licenciada sob uma https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.