Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Caro autor, no link: https://drive.google.com/file/d/1BIvzbbC2o7v30Tca40COQ46atuIKxvPn/view?usp=sharing você pode baixar um modelo de artigo para a Revista Física no Campus (RFC), e escrever seu trabalho já na formatação correta. Qualquer outra dúvida entre em contato com o editor-gerente: everton@servidor.uepb.edu.br

Diretrizes para Autores

Normas de submissão

Os artigos submetidos a Revista Física no Campus devem obedecer aos critérios elencados a seguir.

a) A exatidão das referências e as ideias expressas e/ou defendidas nos textos são de inteira responsabilidade dos autores; estes ao submeter o artigo, deverão aceitar a declaração de direitos autorais;

b) Serão aceitos artigos em Português;

c) O texto OBRIGATORIAMENTE deve passar por revisão linguística antes de ser submetido;

d) Os Editores Científicos do periódico não se responsabilizam pelo extravio ou eventual perda de material, devendo o autor manter cópias do original;

e) Os trabalhos devem ser submetidos no endereço eletrônico da Revista Física no Campus: http://revistafisicanocampus.uepb.edu.br/(....);

f) O artigo deve ser inédito, se enquadrar no foco, escopo e linha editorial da Revista Física no Campus, e não pode estar em avaliação em outra revista concomitantemente;

g) O Artigo que não atender aos critérios de normatização será automaticamente rejeitado;

h) O artigo deve ter no máximo 15 páginas;

A Revista Física no Campus também recebe artigos de revisão da literatura, sendo que os textos submetidos devem comportar estudos teóricos densos ou estudos teóricos empíricos que contribuam para o universo de áreas da Revista.

Os textos serão submetidos à apreciação do corpo editorial, com a omissão do nome do autor e dos avaliadores durante o processo double blind review (o autor não sabe quem é o avaliador e este também desconhece quem é o autor). Após o processo, caso haja necessidade, os avaliadores proporão alterações, visando à melhora do trabalho, com o objetivo de publicá-lo.

Se as alterações não forem realizadas a contento e no prazo estipulado, os avaliadores podem rejeitar o artigo. Após a avaliação, os artigos serão encaminhados à Editora para os processos de revisão, normalização e formatação, conforme as normas da ABNT.

O trabalho dos autores e dos consultores não será remunerado.

A Revista é publicada em formato eletrônico (PDF), disponibilizado pela internet na página da Revista e/ou na(s) página(s) do(s) indexador(es). A Revista permitirá o acesso aos artigos, resenhas e demais textos, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da cessão de seus direitos autorais de publicação à Revista. Os artigos devem ser elaborados em folha formato A4, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, entrelinhas 1,5, fonte Arial, tamanho 11, com

exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 10, entradas de parágrafo 1,25 cm, a partir da margem.

O texto deve ser justificado, exceto as referências, que são alinhadas à margem esquerda. Os artigos devem apresentar extensão máxima de 15 páginas. As páginas devem ser numeradas à margem superior direita. Para as tabelas e ilustrações (fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas organogramas, diagramas, esquemas, entre outras), é necessário que sejam inseridas diretamente no texto (nos padrões definidos).

As imagens digitalizadas devem apresentar resolução de 300 dpi. As ilustrações e tabelas devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do texto, e os títulos, escritos sem abreviações, apresentando a fonte de referência em tamanho 10 e entrelinhas simples. Evitar o uso de palavras como “abaixo”, “acima” para referirem-se a tabelas, quadros e ilustrações. Todas as tabelas, quadros e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados. Símbolos formulas químicas e equações matemáticas devem ser inseridos em jpg (imagem com resolução mínima de 300 dpi), editor de equações, etc.

Caso o autor deseje submeter o artigo usando uma extensão do LaTex, esse deve mandar o pdf compilado do artigo também. Nesse caso pode ser solicitado pelo corpo editorial que o autor adeque seu arquivo Tex a um modelo pré-estabelecido pela revista.

Preferencialmente o artigo deve conter:

a) Título e subtítulo (se houver): devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos e na língua do texto.

Observação: informações sobre o(s) nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) da titulação do(s) autor(es) e local de trabalho devem ser escritas abaixo do Título.

b) Resumo na língua do texto: deve ser apresentado na terceira pessoa do singular, na voz ativa e redigido em um único parágrafo, com extensão de 100 a 300 caracteres. Deve conter: o contexto, o objetivo, a metodologia e os principais resultados do estudo.

Palavras-chave na língua do texto: palavras que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 e 5 palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

c) Introdução: apresenta a delimitação do assunto, objetivos da pesquisa (principal e específicos) e outros elementos sobre o tema explanado.

d) Desenvolvimento: parte principal do texto, que apresenta de forma ordenada a metodologia utilizada na proposta e os métodos de pesquisa utilizados.

e) Resultados e Discussão: aborda os resultados obtidos durante a fase de pesquisa, explanando e diagnosticando os resultados obtidos, comparando com resultados de terceiros.

f) Agradecimentos: os autores deverão agradecer aos órgãos de fomento pela contribuição em suas referidas pesquisas.

g) Referências: devem ser colocadas ao final do trabalho, pelo sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e espaçamento duplo entre elas.

Para as citações, deve ser observada a NBR 10520 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002). As palavras em língua estrangeira devem estar em itálico.

FORMATAÇÕES

- Número de páginas: máximo de 15 páginas;

A numeração deve ser sequencial, a partir da segunda página, em algarismos arábicos, no canto superior direito, sem traços, pontos ou parênteses.

- Formato: A4, envio unicamente em Word;

- Margens: superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm;

- Fonte: Arial, para títulos e corpo de texto deverá ser tamanho 11 e espaçamento entre as linhas igual a 1,5, para resumo e abstract o espaçamento entre linhas, simples; títulos do resumo e abstract em maiúsculo, negrito, centralizado.

- Título principal: maiúsculo, negrito, centralizado, em português, inglês (obrigatórios).

Subtítulos: seguir padrão da revista e, nos casos não especificados, as normas ABNT para formatação e numeração utilizadas pela revista.

Observação: Por padrão, não são numerados os itens: Introdução, Agradecimentos e Referencias.

Resolução das ilustrações:

Para imagens: 300dpi (fotos e afins)

Para desenhos: 900dpi (quadros, gráficos, esquemas ou outro tipo de ilustração feito em ferramenta de desenho)

Para Ilustrações: devem ser inseridas no corpo do texto (impreterivelmente na resolução solicitada ou superior). Outros aspectos não informados, utilizar NBR 6023 para ilustrações.

- Tabelas e Quadros - seguem as recomendações da ABNT e devem ser inseridas no texto e abertas à edição.

4.3. Declaração de Direito Autoral:

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Caro autor, no link: https://drive.google.com/file/d/1BIvzbbC2o7v30Tca40COQ46atuIKxvPn/view?usp=sharing você pode baixar um modelo de artigo para a Revista Física no Campus (RFC), e escrever seu trabalho já na formatação correta. Qualquer outra dúvida entre em contato com o editor-gerente: everton@servidor.uepb.edu.br

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.