Nanociência e Nanotecnologia

uma análise documental a partir da BNCC

Autores

  • Mirleide Dantas Lopes Universidade Federal de Campina Grande
  • César Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Palavras-chave:

Nanociência, Nanotecnologia, Alfabetização Científica, Interdisciplinaridade

Resumo

Nos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo desenvolvidas a partir dos saberes científicos e elas influenciam diretamente a vida em sociedade. Neste ínterim, uma área do conhecimento cada vez mais presente no mundo vivencial é a Nanociência e a Nanotecnologia (N&N). Abordar temas contemporâneos em sala de aula pode viabilizar a compreensão dos discentes no tocante às tecnologias, que muitas vezes estão presentes no cotidiano, contribuindo assim com o processo de Letramento Científico (LC) destes estudantes. As descobertas tecnológicas também influenciam no desenvolvimento das legislações educacionais, dentre elas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seu escopo, este documento visa a implementação de temas contemporâneos em sala de aula. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a BNCC pode favorecer o ensino de N&N na educação básica. Essa investigação partiu de uma pesquisa documental, que resultou em uma análise da BNCC estruturada em três categorias, a saber: Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica e Saberes Científicos. A partir desta análise foi constatado que a implementação da BNCC favorece a implementação da N&N na educação básica. Nos últimos anos esta abordagem já vem sendo realizada, mesmo que de forma incipiente. Por esta razão, objetiva-se que os resultados da pesquisa ora realizada possam orientar pesquisadores que trabalham com a temática, bem como estimular professores que atuam na educação básica a abordá-la.

Downloads

Publicado

2023-10-01