REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA AJUDAR A APRENDIZAGEM DOS DEFICIENTES VISUAIS EM FÍSICA

Autores

  • Claricy Maria Paiva Xavier Universidade Estadual da Paraíba
  • Ítalo de Andrade Gomes Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, Brasil
  • Bruno César Bezerra Nóbrega de Souza Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil
  • Tiago Paulo Oliveira da Nóbrega Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, Brasil
  • Valdeci Mestre da Silva Júnior Universidade Estadual da Paraíba, Patos, PB, Brasil

Palavras-chave:

Metodologias, Física, Atividades experimentais, Deficientes visuais

Resumo

Considerando a existência da problemática dos professores em utilizarem metodologias na Educação Inclusiva, de maneira que trabalhem com deficientes visuais atividades práticas envolvendo os conteúdos de Física, que proporcione uma aprendizagem mais ampla, e diminuía a defasagem com a experimentação. Esse estudo de caráter qualitativo do tipo revisão bibliográfica, realizou o levantamento de artigos que abordaram a utilização da multessensorialidade por meio atividades experimentais, sendo discutidos as limitações e potencialidades no processo de ensino-aprendizagem para os deficientes visuais. Após a realização desse estudo, foi possível observar o grande potencial dos métodos utilizados nesses trabalhos, visto que a utilização da prática experimental pode propiciar conhecimento mais qualificado para esses estudantes, que muitas vezes não possuem contato, pelo motivo da sua deficiência visual.

Downloads

Publicado

2023-12-05