ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ANÁLISE CURRICULAR
Resumo
Este artigo tem como objetivo a análise curricular, por meio de parâmetros e
diretrizes, da disciplina de Física, a fim de obter resultados que evidenciam a utilização da
abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente), no Ensino. Consideramos a
abordagem discutida por pesquisadores da área de educação como: Silva e Carvalho (2009),
Chiquetto (2011) e Araújo e Gléria (2015) e regida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais
(DCN), pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e pela Lei de Diretrizes e Base
(LDB). Fazemos a referência a Freire, que defendia, em suas obras, a relação entre ensino e
aprendizagem, levando em conta fatores sociais. A metodologia utilizada para a
fundamentação do trabalho é a leitura de documentos curriculares usados na escola e
trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo grupo de pesquisadores já citados.