O LASER COMO RÉGUA: ABORDANDO DIFRAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • José Augusto Pereira UEPB
  • Tâmara Ribeiro de Oliveira
  • Felipe Barbosa de Andrade
  • Ruth Brito de Figueiredo Melo
  • Thiago Silva Araújo

Palavras-chave:

Atividades experimentais, Óptica, Difração

Resumo

 Este trabalho aborda como conceitos associados aos princípios básicos do laser podem ser explorados em Ensino de Física. Para tanto, inicialmente, é analisado como um feixe de luz monocromático, coerente e contínuo (laser a gás de hélio – neônio) se comporta ao incidir sobre uma grade de difração. Fizemos uso da teoria sobre o tema para se confirmar, a partir de dados experimentais coletados neste trabalho, a validade da mesma. Este primeiro experimento visa conectar os conceitos sobre difração a uma aplicação didática que a discute de modo qualitativo e quantitativo em sala de aula. Para isso foi utilizada a técnica de difração de fenda simples (acoplada ao princípio de Babinet) para medir o diâmetro de um fio de cabelo fazendo uso de um laser de He-Ne emitindo, na região do espectro visível, um feixe nos comprimentos de onda do verde (λ= 532 nm) e do vermelho (λ= 665 nm). Foram realizados experimentos que comprovam a possibilidade de serem usados como atividade prática em sala de aula; atividade esta que não só introduz o estudante aos fundamentos de óptica geométrica como também enfatiza que estes, associados ao uso do laser, encontram uma aplicação tecnológica atual: medida da dimensão de um objeto - como foi o caso, aqui, decorrente da análise e da quantificação do fenômeno da difração a laser.

Downloads

Publicado

2023-12-05