Uma Luz para o Ensino Médio: A inserção da Física Moderna

Autores

  • Adriele Letícia Lima dos Santos universidade estadual da paraiba
  • Ana Maria Soares de Oliveira
  • Tiago Paulo Oliveira da Nóbrega
  • Maria Gorete da Costa
  • Valdeci Mestre da Silva Júnior

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Física Moderna, Ensino experimental, PIBID

Resumo

Neste trabalho, é destacada a importância do ensino experimental para turmas do ensino médio, focando no processo ensino-aprendizagem de Física e suas contribuições para a compreensão do mundo em que vivemos. O estudo foi realizado com turmas do 3º ano da ECIT Dr. Dionísio da Costa, onde se observou um certo desinteresse dos alunos pela compreensão dos princípios da disciplina de Física. Para contornar esse desafio, apresentamos e discutimos em sala de aula experimentos relacionados à Eletricidade e à Física Moderna, com o objetivo de demonstrar que os conceitos básicos de Física estão presentes em nosso dia a dia, incentivando uma motivação mais profunda para o ensino superior. Além disso, promoveu-se uma oficina, permitindo que os alunos desenvolvessem experimentos com materiais de baixo custo, levando-os a um bom desempenho e excelente desenvolvimento científico.

Publicado

2025-01-28