A Rede.com versa a luz das dimensões da competência do educador

Autores

  • Mozart Edson Lopes Guimarães Universidade Estadual da Paraíba
  • José Joelson Pimentel de Almeida

Palavras-chave:

Roda de conversa, Professor de Matemática, Hegemonia

Resumo

A pandemia da COVID-19, o obscurantismo, o Estado hegemônico e as estruturas hierárquicas têm induzido a confirmação do status de alienado de parte da população, em especial, dos professores de Matemática. Neste contexto, a escola não vem assumindo sua responsabilidade pela transmissão/criação sistematizada da cultura, mas sim, tem sido constituída de elementos confirmadores de um processo contra-emancipador, contra-libertador. Vivemos, cotidianamente, uma relação dialógica de domestificação a qual nos impede de fazermos autorreflexões e uma leitura crítica do mundo que fazemos parte. Assim, apresentamos o presente artigo como fruto de diálogos construídos nas aulas do componente curricular Produção Científica, Artigos de Pesquisa e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Educação Matemática, do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba. Temos como objetivo trazer reflexões a cerca do texto As dimensões da competência do educador, capítulo 3 do livro Ética e competência [2], relacionando-o a uma proposta de processo educacional, a Rede.com versa, o qual apresentamos como consequência da experiência com Rodas de Conversa virtuais promovidas durante a pandemia. Nossa experiência indica a rede como possível desestabilizador de paradigmas associados à estrutura de ensino de Matemática, os quais transpassam o conceito hegemônico de escola, o estado hegemônico e proletariado de professor de Matemática e o estado subalterno de aluno, de tal modo a possibilitar o surgimento de paradigmas alternativos e professores de Matemática como intelectuais orgânicos.

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Publicado

2021-11-09