A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DAS LICENCIATURAS NO CONTEXTO DE INCLUSÃO SOCIAL PARA OS DEFICIENTES VISUAIS
The importance of qualification in degrees in the contexto of social inclusion for the visually impaired
Palavras-chave:
Sugestão de correção pelos professores Rubens ou Mario César.Resumo
O presente artigo, traz uma discussão sobre a ausência de metodologias nos currículos de formação pedagógica voltados ao deficiente visual principalmente nas universidades. Neste trabalho, realizamos uma prática afim de estimular os participantes que enxergam à manifestar interesse no assunto em questão. A proposta foi destinada a um grupo de alunos do curso de Licenciatura Plena em Física da UEPB, localizado em Patos/PB, que no ano vigente participavam do programa residência pedagógica (CAPES). Aplicamos nossa prática a 20 discentes/residentes, com o objetivo de incentivar os futuros professores da importância de se qualificar para assistir melhor os alunos cegos, compreender o código em braile e tentar diminuir a dificuldade de lecionar física para alunos com a limitação. Ao final, entregamos um questionário com 7 perguntas quantitativas e qualitativas para avaliarmos a dificuldade do discente nesse contexto. Obtivemos sucesso em nossa prática de mostrar a necessidade da educação especial como qualificação dentro das universidades.