Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-11-09. Leia a versão mais recente.

Ferramenta metodológica para o ensino de Física: desenvolvimento de uma peça teatral

Autores

  • Alâne Soares Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Samuel Batista Lopes Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Geraldo Soares Leite Junior Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Maria de Lourdes dos Santos Escola Cidadã Integral socioeducativa Almirante Saldanha
  • Antônio Guedes Rangel Júnior Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Valdeci Mestre da S. Júnior Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Palavras-chave:

teatro e física, ensino de física, leis de Newton

Resumo

A Física ainda é muito vista como uma ciência direcionada para a resolução de cálculos matemáticos. Porém ela vai muito além disso. Quando se abordam os seus conceitos, a sua história, filosofia e ligação com a sociedade, vemos o quão amplo ela pode ser. Pensando nisso, uma ferramenta que pode auxiliar nessa abordagem mais ampla é o teatro. Esta alternativa metodológica proporciona uma nova visão na qual o conhecimento da Física possa ser construído, contribuindo para uma maior interatividade e motivação para os alunos aprenderem sobre a ciência, além de promover o desenvolvimento da criatividade e novas habilidades. O artigo aborda como o teatro pode ser uma importante ferramenta no ensino da Física.

Publicado

2021-11-09

Versões