JOGOS DIGITAIS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO REMOTO DE FÍSICA
Resumo
O ensino de física, em geral, é realizado de modo tradicional. Na perspectiva de inovar as metodologias, este trabalho apresenta jogos como ferramentas metodológicas para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. O objetivo é mostrar a eficácia do ensino-aprendizagem com a realização de jogos em sala de aula, retratando a aplicação de dois de jogos que são a roleta russa e o tabuleiro com tema Mário Bros numa turma de 3ª série do ensino médio, na ECIT Padre Jerônimo Lauwen localizada na cidade de Santa Luzia no estado Paraíba, seguida de um questionário no formato google forms com perguntas sobre a aceitação dos jogos nas aulas de física. De acordo com os dados obtidos e analisados do questionário, os estudantes em sua maioria aceitaram as atividades gamificadas de forma positiva, e ainda concordam que o professor de física deve utilizar mais jogos nas aulas. Portanto, entende-se que os jogos como ferramentas metodológicas para o ensino de física são de grande importância, para auxiliar na amplificação de conhecimentos adquiridos pelos estudantes e como exercício de fixação na aprendizagem.