INOVATEC desenvolve solução inovadora para estimular o processo de submissão de patentes na UEPB
Em todo o Brasil, a sistematização do processo de submissão de patentes em Núcleos de Inovação Tecnológica universitárias tem sido um desafio. Em muitos casos, o gerenciamento das comunicações de invenções são realizadas através de abertura de processos administrativos, através de caixas de email, ou ainda pessoalmente com o uso de formulários de papel.
Mesmo sendo um processo importante, por muitas vezes equiparado à publicação de um artigo científico de alto impacto, o processo de publicação de invenções ainda tem sido tratado como algo mais burocrático que o processo de publicação de artigos científicos e livros.
Foi na intenção de otimizar toda a cadeia burocrática do processo de comunicação de invenção na UEPB, que a INOVATEC desenvolveu o SiS-INOVATEC um sistema baseado na Plataforma Open Journal Systems (OJS) da Public Knowledge Project (PKP).
O sistema está atualmente sendo desenvolvido na plataforma de revistas da UEPB, pertencente à Editora da UEPB. Esse procedimento tem garantido a proteção das informações, pois todo o fluxo processual ocorre dentro dos servidores de internet e banco de dados institucional. As vantagens não param por aí...
A equipe da INOVATEC acredita que a adaptação de uma plataforma de revistas científicas tão popular quanto o OJS, para um sistema de patentes, tornará a proteção intelectual mais popularizada, estimulando ainda mais a comunidade acadêmica a submeter pedidos de proteção intelectual.
Também facilitará a construção do portfólio institucional, onde as patentes mantidas pela UEPB serão divulgadas de forma organizada e sistemática, sendo classificadas por seções e categorias. Essa estrutura, somada ao sistema de busca do OJS, facilitará a busca e invenções da UEPB por empresários interessados em licenciamento e parcerias.
Administrativamente, o sistema agilizará o trabalho da equipe da INOVATEC e a comunicação com inventores ao mesmo tempo que registrará as estatísticas de uso e publicação, o que auxiliará a construção do Observatório Tecnológico da UEPB.
Uma outra novidade que está vindo junto com o SiS-INOVATEC é a Assistente Virtual de Propriedade Intelectual, uma personagem lúdica que tem como objetivo instruir e auxiliar a comunidade acadêmica no processo de submissão de patentes.
O SiS-INOVATEC atualmente está em desenvolvimento e a equipe da INOVATEC acredita que seu lançamento acontecerá ainda esse ano.
Autor: Josemir Moura Maia