BR 102017013991-3 BIOCOAGULANTE A BASE DE EXTRATO DE MIMOSA TENUIFLORA PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES INDUSTRIAIS
Concedido
Palavras-chave:
biocoagulante, mimosa tenuifloraResumo
A presente invenção diz respeito ao desenvolvimento de um biocoagulante à base de um extrato da casca da espécie Mimosa tenuiflora, um vegetal bastante resistente à seca e abundante em todo o semiárido brasileiro, conhecida popularmente como jurema-preta e ser grande fonte de taninos. Por ser biodegradável e de baixo impacto ambiental, o biocoagulante obtido nesta invenção é uma alternativa em substituição aos coagulantes inorgânicos existentes no mercado industrial a base de alumínio e sais de ferro (que geram lodo em grande quantidade e altos teores de metais, provocam doenças no sistema neurológico como o mal de Parkinson e Alzheimer), e de grande eficiência no tratamento de água e efluentes.
Downloads
Publicado
Áreas do portfólio
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Todos os direitos sobre esse documento e o seu conteúdo são da Universidade Estadual da Paraíba
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
As informações contidas neste documento estão registradas e protegidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Todos os direitos de uso e licenciamento estão reservados às instituições e inventores detentores do direito autoral.
Caso você tenha interesse em utilizar o conteúdo desse documento para fins pessoais ou profissionais, favor consultar a INOVATEC através dos contatos fornecidos na página inicial do SiS-INOVATEC.