Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou Rich Text Format - .RTF.
  • O texto está formatado segundo o Template disponibilizado pelo conselho editorial e atende a todas as condições de edição da revista.
  • O texto não contém identificação dos autores e/ou projeto de pesquisa/dissertação/tese na página inicial do artigo, nas referências, nas citações, nos quadros, nas tabelas, nas ilustrações e nas imagens, garantindo a avaliação por pares cega. Todas as informações referentes aos autores devem ser inseridas nos metadados do artigo (estudo de caso, relato de experiência, pesquisa em andamento, relato de pesquisa, revisão da literatura, trabalho teórico), da entrevista, do memorial acadêmico ou da resenha durante o processo de cadastro do texto no sistema.
  • Indicar e ativar os URLs das referências.
  • O texto escrito em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12 e justificado; emprega itálico em língua estrangeira; ilustrações, gráficos, figuras, fotografias, quadros e tabelas, em tamanho 10, inseridos(as) no texto e encaminhados(as) também em separado como documentos suplementares.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Analisando em Ciência da Informação (RACIn) recebe contribuições de professores(as), pesquisadores(as), doutores(as) ou mestres(as) da Ciência da Informação e subáreas afins e, ainda, gestores(as) de organizações com contribuição relevante, desde que mantendo o diálogo na perspectiva da área principal, foco do periódico. No que se refere à submissões de mestres(as) e de graduados(as), a avaliação somente ocorrerá se houver a co-autoria com doutor(a) ou professor(a) de uma Instituição de Ensino Superior. 

De acordo com a prerrogativa DOAJ para periódicos de acesso aberto, aos autores que publicam nesta revista, informa a esses a concordância com os seguintes termos:

  • Autores concedem à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria;
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
  • Leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, buscar ou linkar o texto completo dos artigos (estudo de caso, relato de experiência, pesquisa em andamento, relato de pesquisa, revisão da literatura, trabalho teórico), das entrevistas, dos memoriais acadêmicos e das resenhas sem pedir permissão prévia ao autor ou editores, respeitando as prerrogativas da licença CC BY 4.0.

Informamos, ainda, que recebemos artigo, entrevista, memorial acadêmico ou resenha. Nessa direção, explicamos:

1 O texto deve ser inédito no Brasil ou em outro país e não estar sendo avaliado para publicação em outro periódico;
2 A Revista aceita textos escritos em português e em espanhol;
3 O artigo deve apresentar uma extensão de 10 a 30 laudas, incluindo resumo, abstract e referências; a entrevista, o memorial acadêmico e a resenha devem ter de 3 a 10 laudas;


4 Quanto ao artigo, deve ter seu conteúdo estruturado com as seguintes seções: introdução (apresentação, contexto, justificativa, problemática e os objetivos com definição clara), metodologia, referencial teórico, resultados e sua análise e conclusões/considerações finais;
5 O título, o resumo e as palavras-chave devem ser claros e objetivos e designarem o que o texto, de fato, produziu, evitando siglas e termos metafóricos, abstratos e subjetivos;
6 As imagens digitais (ilustrações, gráficos, figuras, fotografias, quadros e tabelas), além de estarem inseridas no texto (Microsoft Word, OpenOffice ou Rich Text Format - .RTF), deverão ser encaminhadas como documentos suplementares em formato JPG, enumerados de acordo com a sequência que são apresentados no texto;
7 O artigo, a entrevista, o memorial acadêmico ou a resenha enviados(as) é de inteira responsabilidade dos autores, bem como o que se refere ao uso de imagens;
8 Os trabalhos serão avaliados pelos pares e às cegas, sendo emitido o resultado da avaliação pelo editorial da Revista, com aprovação ou rejeição do(s) mesmo(s);
9 Não será aceita solicitação de reavaliação de artigo, de entrevista, de memorial acadêmico ou de resenha;
10 O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade do autor;
11 Todo material submetido à análise deverá seguir o padrão das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ver template.

De modo geral, é preciso que o texto escrito tenha: relevância, contribuição e domínio do tema para a pesquisa acadêmica nacional e/ou internacional; linguagem clara e coerente; articulação entre o tema e a fundamentação teórica; coerência nas análises dos dados e na argumentação; referências nacional e/ou internacional adequadas e atualizadas; atendimento as Normas Brasileiras Registradas (NBRs) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Assim, como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Eis:

  1. Uso das seguintes Normas Brasileiras Registradas (NBRs):
  • NBR 6022 - Artigo em documentação periódica científica impressa;
  • NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração;
  • NBR 6028 - Informação e documentação - Resumo - Apresentação;
  • NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação;
  • NBR 14724 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação;
  1. A orientação quanto ao encaminhamento de artigo é a seguinte:
  • Primeira página: título do artigo; título em língua estrangeira; sem indicação de autoria; resumo em português, até 300 palavras; palavras-chave, seguido de até no máximo 4 (quatro), separadas entre si por ponto e vírgula; abstract (resumo em língua inglesa); keywords;
  • Segunda página e subsequente: o texto completo e as referências.
  1. Quanto ao texto completo:
  • Estrutura: introdução (apresentação, contexto, justificativa, problemática e os objetivos com definição clara); metodologia (indicar os instrumentos de coleta e os procedimentos de análise e interpretação dos dados); referencial teórico (no caso de pesquisa, indispensável - indicação da teoria e dos conceitos representativos para a discussão); resultados e sua análise; conclusões/ considerações finais;
  • Formatação: tamanho do papel: A4 (margens superior e esquerda: 3 cm; margens inferior e direita: 2 cm); tipo de arquivo: Microsoft Word, OpenOffice ou Rich Text Format (.RTF); fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas: simples; alinhamento justificado; citações diretas com mais de 3 linhas (recuo a 4 cm), quadros, tabelas, gráficos e ilustrações, usar fonte de tamanho 10;
  1. Evitar o uso de notas de rodapé. Se necessário, usar fonte de tamanho 10;
  2. As imagens digitais (ilustrações, gráficos, figuras, fotografias, quadros e tabelas) devem ser incorporadas no corpo do documento e em arquivos separados, enumeradas na sequência em que foram organizadas no texto;
  3. Escrever primeiro o termo por extenso e, entre parêntesis, a sigla;
  4. Não usar abreviaturas.

Artigo

Apresenta temas ou abordagens científicas originais (estudo de caso, relato de experiência, pesquisa em andamento, relato de pesquisa, revisão da literatura, trabalho teórico), contribuindo para ampliar o conhecimento até então estabelecido na área respectiva; ou de revisão (com análise e discussão de ideias já publicadas), além de métodos, técnicas, processos e resultados. Deve conter entre 10 e 30 laudas em espaço simples, incluindo as referências.

Entrevista

Apresenta reflexões de pesquisadores e de profissionais de destaque para as áreas.  Deve ter entre 3 e 10 laudas.

 

Memorial acadêmico

Documento que visa a descrever situações vivenciadas, analisá-las e fomentar à reflexão; podendo, ainda, criticar acontecimentos, narrando as expectativas, desafios, dilemas etc. Trata-se de um relato das memórias com vista à refleti-las em torno de um tema. Deve ter entre 3 e 10 laudas.

 

Resenha

Configuram-se como apreciação e análise crítica e interpretativa de obras lançadas, cabendo ao resenhista toda a liberdade de julgamento. Deve ter entre 3 e 10 laudas.

Política de Privacidade

Os nomes e os endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.