Arquivos municipais do estado da Paraíba

um projeto resgate da memória municipal

Autores

Palavras-chave:

Gestão documental, Classificação, Tabela Temporalidade, Arquivos municipais

Resumo

O trabalho apresenta um relato de experiências com aplicação e implantação de uma política de Gestão Sistêmica de Documentos e Informações nos Municípios da Paraíba, especificamente no Município de Cabedelo. O estudo de uma política de institucionalização e implantação dos arquivos com base numa prática de Gestão documental moderna poderá contribuir para a definição de uma política que favoreça a administração e seja adequada a preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro. É apresentada uma proposta de Gestão Documental com elaboração de quadro de Classificação Funcional e a Tabela de Temporalidade para os documentos Municipais.

Biografia do Autor

Ana Isabel de Souza Leão Andrade, Diretora da Divisão de Memorial Parlamentar da Assembleia Legislativa da Paraíba

Em 2007, Diretora da Divisão de Memorial Parlamentar da Assembleia Legislativa da Paraíba, Coordenadora Regional do Fórum de Dirigente de Arquivos Municipais.

Referências

ANDRADE, A. I. S. L. Gestão da informação com utilização dos 5S e aplicação de novas tecnologias. João Pessoa: FCJA, 1998.

ANDRADE, A. I. S. L. Métodos e técnicas em conservação, restauração e encadernação de documentos. João Pessoa: FCJA, 1986.

ANDRADE, A. I. S. L. Administração e organização de arquivos. João Pessoa: SEBRAE, 2000.

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Conselho Nacional de Arquivos. Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativo às atividades -meio da administração pública. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003.

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS HOLANDESES. Manual de arranjo e descrição de arquivos. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1973.

BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental: São Paulo: T.A.Queiroz, 1991.

ELKINGTON, N. E. Manual do RGL para microfilmagem de arquivos. 2. ed. Rio de Janeiro: CPBA, 2001.

HEREDIA HERRERA. A. Archivistica general: teoria e pratica. Sevilla: Diputación de Sevilla, 1991

HEREDIA HERRERA. A. Guia del archivo general de Andalucía y catálogo de sus fonds y collecciones. Sevilla: Junta de Andalucía, Consejeria de Cultura, 2000.

JARDIM, J. M.; FONSECA, O. A formação do arquivista no Brasil. Niterói-RJ: Eduff, 1999.

JARDIM, J. M.; FONSECA, O. Sistemas e políticas de arquivos no Brasil. Niterói: Eduff, 1995.

OLIVEIRA, D. A. Quadro de classificação funcional da administração municipal de Barueri. São Paulo: Barueri, 2006.

SHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

SHELLENBERG, T. R. Documentos públicos e privados: arranjo e descrição. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1980.

SILVA, A. M da; RAMOS, F. R. J.; REAL, M. L. Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto, Portugal: Afrontamento, 1998. v.1.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Andrade, A. I. de S. L. (2024). Arquivos municipais do estado da Paraíba: um projeto resgate da memória municipal. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 11(2), 01–07. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3850