Vocabulário controlado em repositórios de instituições de ensino superior brasileiro

estudo comparativo

Autores

  • Guilhermina de Melo Terra Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Tainá Rebelo Vasconcelos

Palavras-chave:

Sistemas de representação da informação, Vocabulário controlado, Repositório, Prateleira virtual

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar o resultado do estudo comparativo estabelecido entre dois repositórios institucionais já conhecidos pela comunidade acadêmica, a fim de subsidiar a construção do repositório do Departamento de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (DAB). Assim, o número de professores e alunos cresceu e, com isso, o número de produções acadêmicas. Devido à natureza dos cursos que passaram a compor o DAB, além da guarda informacional, cita-se a divulgação das informações produzidas como sendo uma das atividades ligadas ao cotidiano acadêmico dos mesmos. Portanto, torna-se cada vez mais importante, para o DAB, contar com a criação de uma ferramenta que tanto consiga representar as informações contidas nas produções técnico-científicas, quanto permita a sua recuperação de forma segura, eficiente e eficaz. Nesta perspectiva, visou-se como objetivo geral, estabelecer um estudo comparativo entre dois sistemas de representação da informação, subsidiando a construção de um vocabulário controlado próprio para a produção técnico-científica do DAB. Para isso, tomaram-se como base os seguintes objetivos específicos: apresentar a importância da linguagem documentária para o processo de recuperação bibliográfica; demonstrar a relevância do vocabulário controlado para a representação e recuperação da informação e; analisar os sistemas de recuperação da informação desenvolvidos por duas Instituições de Ensino Superior, tomando por base o vocabulário controlado utilizado nos repositórios online. Para isso, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, baseado na pesquisa bibliográfica para a construção da fundamentação teórica. Para a parte operacional, pelo método comparativo, a partir do estudo de dois repositórios já existentes, deu-se início à parte prática desta investigação, a fim de servir como base para a construção do repositório do DAB. Conclui-se o quanto é relevante para a UFAM manter-se ativa perante a comunidade acadêmica, em nível nacional e internacional.

Biografia do Autor

Guilhermina de Melo Terra, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) do Departamento de Biblioteconomia. Doutora em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Graduada em Biblioteconomia pela UFAM.

Tainá Rebelo Vasconcelos

Graduação em Biblioteconomia

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Terra, G. de M., & Vasconcelos, T. R. (2024). Vocabulário controlado em repositórios de instituições de ensino superior brasileiro: estudo comparativo. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 3(1), 32–51. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3909