A Pesquisa social nas organizações

as condições de acesso aos registros policiais

Autores

  • Marcelo Araújo Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Rodolfo Almeida de Azevedo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Palavras-chave:

Acesso às instituições, Acesso à informação, Antropologia, Documentos policiais

Resumo

O escopo do estudo buscou investigar os mecanismos utilizados por um grupo de pesquisa atuante na mesorregião do Alto Solimões no Estado do Amazonas, bem como, suas experiências no acesso as informações nas delegacias de quatro municípios, em busca de dados e informações sobre violência contra mulheres.  Os dados analisados pertencem ao Programa Observatório da Violência de Gênero no Amazonas, o qual foi implementado em 2012 como 'Observatório da Violência contra Mulheres no Alto Solimões', vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização da Universidade Federal do Amazonas. Para tanto, foi utilizado o método de análise de conteúdo nos relatórios de campo produzidos pelos membros do grupo de pesquisa que visitaram as delegacias no referido período. A metodologia estabelece três etapas, sendo elas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados: inferência e interpretação. Dos relatos etnográficos analisados nos relatórios de campo foi observado as condições de acesso às informações, nessas organizações, bem como impressões ambientais, rotinas administrativos e situações que envolvem o contato com os agentes e os registros produzidos. Quanto às condições de acesso e contato com documentos, identificamos as seguintes tensões: o ambiente e os aparatos dificultam a consulta; variação de métodos simplificados de organização; inexistência de procedimentos normativos; os próprios documentos como barreiras de acesso. O estudo ainda revela à necessidade de ampliar a discussão sobre o acesso às informações no âmbito das instituições públicas a serviço da pesquisa científica, especialmente as condições em organizações policiais e a qualidade da produção dos registros e documentos arquivísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Araújo Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

 

Graduado em Arquivologia (2015) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Rodolfo Almeida de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestrando do "Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia" da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/UFAM). Bacharel em Arquivologia e Licenciado em História pela UFAM. Professor auxiliar da UFAM.

Referências

ALCADIPANI, R. Confissões Etnográficas: fracassos no acesso às organizações no Brasil. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 4., 2013, Brasília. Anais... Brasília, 2013. p. 1 - 16. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2013/2013_EnEPQ43.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.

BRASIL. Artigo 19 - Violência contra a mulher no Brasil: acesso à informação e políticas públicas. 2014. Disponível em: <http://artigo19.org/wp-content/uploads/2015/03/Relat%C3%B3rio-Viol%C3%AAncia-contra-a-Mulher.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, B. T.; PRATTES, M A. S. O estilo brasileiro de administrar. São Paulo: Atlas, 1997.

BEATO FILHO, Cláudio Chaves. Informação e desempenho policial. Teoria & Sociedade. Belo Horizonte, v. 7, p. 117-150, 2001.

CUNHA, Flávia Melo da. Marcas de um crime invisível. Manaus: Wega, 2014.

JARDIM, José Maria. O acesso à informação arquivística no Brasil: problemas de acessibilidade e disseminação. Rio de Janeiro: Conarq, 1999a. Disponível em: <https://arquivoememoria.files.wordpress.com/2009/05/informacao-arquivistica-no-brasil.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.

_______. Transparência e opacidade do estado no Brasil: usos e desusos da informação governamental. Niterói: EDUFF, 1999b.

NOVATO-SILVA, José Wanderley. Informação na gestão pública da saúde sob uma ótica antropológica: do global ao local no Estado de Minas Gerais. 2008. 395 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)- Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

OLIVEIRA, Kátia Lenz César de. Quem tiver a garganta maior vai engolir o outro: sobre violências conjugais contemporâneas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

RAMOS, Jucelem Guimarães Belchior. A representação social da mulher no contexto da violência conjugal na cidade de Manaus. Recife: Bagaço, 2003.

SANTIN, Valter Foleto. O Ministério Público na investigação criminal. Bauru: Edipro, 2007.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SCHEIN, E. Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.

SILVA, Armando Malheiro da et al. Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1998.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Silva, M. A., & Azevedo, R. A. de A. (2024). A Pesquisa social nas organizações: as condições de acesso aos registros policiais. Revista Analisando Em Ciência Da Informação, 5(1), 24–40. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/racin/article/view/3937